Padre José Manuel Sabença vai ocupar cargo nos próximos oito anos
Bagamoyo, Tanzânia, 13 jul 2012 (Ecclesia) – O padre português José Manuel Sabença foi eleito como conselheiro geral da congregação católica dos Espiritanos para os próximos oito anos, anunciou hoje o instituto religioso em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O 20.º Capítulo Geral dos Espiritanos, a realizar em Bagamoyo, Tanzânia, desde 24 de junho, tinha elegido um novo superior geral, o padre John Fogarty, irlandês, provincial dos EUA e quatro dos seis conselheiros gerais.
Além do padre Sabença, antigo provincial dos Espiritanos em Portugal (2003-2012), foram escolhidos os padres Bede Ukwuije (Nigéria) e Pierre Jubinville (Canadá), bem como o irmão Marc Tyrant (França).
A reunião magna da congregação, que se realiza em África pela primeira vez, conclui-se no próximo dia 22.
O Capítulo Geral dos Espiritanos conta com a participação do provincial da congregação em Portugal, padre Tony Neves.
Os 115 participantes de várias partes do mundo estão reunidos sob o lema ‘Sede fervorosos no Espírito’.
Os Missionários do Espírito Santo foram fundados a 27 de maio de 1703, em França, por Poullart des Places, estando hoje presentes em mais de 60 países dos cinco continentes através de três mil padres e religiosos.
A congregação, dedicada ao apoio humano, económico e cultural às populações desfavorecidas, particularmente no Terceiro Mundo, chegou a Portugal em 1867, contando com nove comunidades onde vivem cerca de 200 membros.
RJM/OC