Lisboa, 07 jul 2023 (Ecclesia) – O padre Manuel dos Santos Neves, missionário espiritano, faleceu hoje, aos 95 anos de idade, informa a Congregação do Espírito Santo.
“Rezamos para que o P. Manuel esteja junto do Senhor da Glória e desde o Céu interceda pela Congregação e pela Igreja às quais entregou a sua vida”, lê-se no sítio online dos Missionários Espiritanos em Portugal.
As cerimónias fúnebres são este sábado, dia 8 de julho: Eucaristia de corpo presente, às 10h30, na igreja do Seminário de Fraião (Braga) e funeral na igreja Paroquial da Foz do Sousa (Gondomar), pelas 14h30, onde será sepultado no cemitério da Compostela.
O padre Manuel dos Santos Neves faleceu hoje, aos 95 anos de idade, por “limitações de saúde”, vivia no Lar Anima Una, na comunidade espiritana de Braga, desde o final de dezembro de 2021.
Nasceu no dia 21 de fevereiro de 1928, em Jancido – Foz do Sousa, Diocese do Porto, e entrou para o seminário, em Fraião, em outubro de 1941.
A Congregação do Espírito Santo recorda que era um “aluno inteligente”; após o noviciado, no seminário da Silva (Barcelos), fez a profissão religiosa, a 8 de setembro de 1947; estudou Filosofia e Teologia, e preparou-se para receber a ordenação sacerdotal, em Viana do Castelo.
A ordenação presbiteral de Manuel dos Santos Neves aconteceu no seminário do Fraião, a 29 de março de 1952; depois foi professor, no seminário de Godim (Peso da Régua) e no Fraião, de 1953 a 1973, e, neste período, foi diretor, superior e 1º assistente provincial.
Partiu em missão para Cabo Verde, em julho de 1973, onde assumiu a função de superior principal; a 11 de junho de 1979, foi nomeado procurador da Congregação dos Missionário Espiritanos junto da Santa Sé, por um período de 10 anos.
O padre Manuel dos Santos Neves quando regressou a Portugal foi administrador da LIAM – Liga Intensificadora da Ação Missionária -, ecónomo da comunidade espiritana da Estrela-Lisboa, entre 1989 e 1992.
Os Espiritanos lembram ainda que o sacerdote esteve também na Torre d’Aguilha, “para tomar conta do economato local”, até 1996, e, em 1997, é nomeado superior da comunidade de Viana do Castelo, sendo transferido para o Pinheiro Manso, no Porto, em 2001, onde foi ecónomo durante vários mandatos e assumiu a capelania das Irmãzinhas dos Pobres, até 2020.
Esta congregação religiosa está atualmente presente em 60 países dos cinco continentes, com cerca de 2600 religiosos.
CB