Madrid, 30 dez 2017 (Ecclesia) – A antiga campeã portuguesa Carla Sacramento e dois religiosos da congregação Missionária Verbum Dei vão participar na corrida de São Silvestre Vallecana, em Madrid, para “denunciar o abandono” da Venezuela.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os Missionários Verbum Dei explicam que o lema #CORREMOSPORVENEZUELA é uma das iniciativas da fraternidade para “ajudar” o país da América do Sul.
Neste âmbito, dois religiosos vão participar com a atleta portuguesa Carla Sacramento, campeã mundial de 1500 metros, em 1997, e o maratonista Ricardo Castaño na corrida de São Silvestre Vallecana, em Madrid, este domingo, dia 31 de dezembro.
“Juntos podemos ajudar-nos e fazer um mundo melhor”, afirmam os dois atletas que vão correr com os padres Bernardo Telo Rasquilha e Daniel dos Santos.
Hoje a Fraternidade Missionária Verbum Dei celebra uma Eucaristia pela “liberdade dos presos políticos, pela paz e pela democracia na Venezuela”.
A Eucaristia, com a comunidade venezuelana na capital espanhola, começa às 16h30 locais (menos uma hora em Lisboa), na Paróquia de Nossa Senhora das Américas, em Madrid.
A Fraternidade Missionária Verbum Dei está na Venezuela há mais de 40 anos onde tem 15 missionários e dois casais que desenvolvem a sua atividade pastoral em Caracas, Acarigua, Barquisimeto, Rubio e San Cristóbal, próximo da fronteira com a Colômbia.
“As comunidades estão a viver uma situação difícil no âmbito político e social, mas enfrentando como uma oportunidade para a missão. Estamos com problemas mas não desesperados, perseguidos mas não abandonados”, relatam os missionários.
CB/OC