Espanha/Santa Sé: Porta-voz do Vaticano adia «posição oficial» sobre questão do Vale dos Caídos

Madrid, 21 ago 2011 (Ecclesia) – O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, disse este sábado que o Vaticano não apresentou “posições oficiais” ao governo espanhol sobre temas como o Vale dos Caídos ou a organização terrorista ETA.

Confirmando que os dois temas foram propostos como tema de conversa num almoço entre os responsáveis das duas diplomacias, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé referiu aos jornalistas que “não se pode falar de decisão ou posição explícita, por parte do Vaticano” sobre estes assuntos.

Em conferência de imprensa, à margem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a decorrer em Madrid, o padre Lombardi sublinhou que este “não é o lugar de discussões aprofundadas, nem de decisões ou manifestação de posições oficiais”.

O governo espanhol manifestara a intenção de pedir a ajuda do Vaticano para resolver o destino da abadia do Vale dos Caídos, construída pelo ex-ditador Francisco Franco e onde estão os seus restos mortais, que se pretende agora projetar como um lugar de “reconciliação da memória”.

No mesmo sentido, o executivo de Zapatero apelou à intercessão da Igreja Católica no País Basco para o final da violência provocada pela ETA.

Bento XVI encontrou-se este sábado com o líder da oposição, Mariano Rajoy, com quem abordou a “difícil situação” provocada pela crise económica, segundo revelou o político espanhol.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR