Espanha: Bispos pedem «acerto» a novo Governo

Presidente da Conferência Episcopal assegura vontade de cooperação com o Executivo de Mariano Rajoy

Madrid, 21 nov 2011 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) dirigiu-se hoje ao Partido Popular (PP), que conseguiu uma maioria absoluta nas eleições legislativas de domingo, pedindo ao novo Governo “acerto, serenidade e espírito de serviço”.

Na abertura da assembleia plenária da CEE, o cardeal Antonio Rouco Varela, arcebispo de Madrid, falou numa tarefa política “nobre e decisiva” que se inicia em “tempos tão difíceis”, oferecendo a “colaboração específica e humilde” da Igreja.

Este responsável citou as palavras de Bento XVI, em agosto deste ano, no momento da sua partida de Madrid, após as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), nas quais o Papa afirmou que a Espanha é “uma grande nação, que, numa convivência salutarmente aberta, plural e respeitadora, sabe e pode progredir sem renunciar à sua alma profundamente religiosa e católica.”

“É esse progresso que, com o Papa, os bispos espanhóis desejam para a nossa pátria”, afirmou o presidente da CEE, para quem o país vive “um novo período político”.

O cardeal Rouco Varela apresentou como modelo de “cooperação” Igreja-Estado o trabalho realizado nas últimas JMJ, desejando que a mesma se possa “repetir no futuro, não só em ocasiões extraordinárias, mas também na vida de todos os dias”.

Aos católicos, o arcebispo de Madrid assinalou que não se deve “esquecer a gravíssima crise económica, descoberta já no verão de 2008, que mais não faz do que agravar-se em toda a Europa e também na Espanha”.

“Urge intensificar a nossa resposta pastoral”, declarou.

O PP espanhol, liderado por Mariano Rajoy, conseguiu uma maioria absoluta nas eleições do Congresso ao eleger 186 deputados contra 110 conseguidos pelos socialistas (PSOE), que deixam assim o Governo do país.

OC

Partilhar:
Scroll to Top