D. Enrique Benavent valorizou trabalho desenvolvido pela Arquidiocese na ajuda os afetados, encorajando-as a continuar voluntariado
Valência, Espanha, 04 nov 2024 (Ecclesia) – O arcebispo de Valência, em Espanha, D. Enrique Benavent, pediu hoje a unidade e o trabalho em conjunto dos cristãos, em prol dos mais desfavorecidos, depois do leste de Espanha ter sido atingido por chuvas torrenciais.
“Os tempos que estamos a viver não são fáceis e quando estamos em dificuldades tão grandes como estas, muitas vezes a tensão na vida da sociedade aparece e manifesta-se externamente. Nestes tempos, devemos dar um testemunho de unidade e trabalhar juntos, porque só trabalhando juntos podemos servir os mais pobres e necessitados”, afirmou, numa mensagem-vídeo divulgada pela arquidiocese de Valência.
D. Enrique Benavent encorajou a “trabalhar no espírito em espírito de colaboração, abertura e de procura conjunta do que é melhor para todos”, acreditando que desta forma é possível “construir uma sociedade mais justa e melhor”.
O fenómeno meteorológico conhecido como DANA (DINA, em português) causou, na passada terça-feira, chuvas torrenciais e cheias em diversos pontos de Espanha, sobretudo na Comunidade Valenciana, causando a morte a mais de 200 pessoas, deixando outras dezenas desaparecidas.
O arcebispo de Valência tem visitado, desde sexta-feira, diferentes localidades afetadas pelo temporal, à medida que as comunicações foram restabelecidas.
Segundo informa a arquidiocese, no bairro de La Torre, em Valência, a paróquia acabou por se tornar o centro de apoio logístico às vítimas.
D. Enrique Benavent já passou por Alfafar, Paipora, Aldaia, Picanya e esta tarde visita Sedaví e Catarroja, onde mais uma vez a paróquia é o centro de apoio aos afetados, em que se distribui ajuda.
“Durante estes dias tive a oportunidade de visitar várias paróquias e localidades que foram afetadas pelo DANA”, explicou numa segunda mensagem, salientando a mobilização de toda a diocese, em especial dos sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e muitos movimentos juvenis.
“No meio de tanta destruição e de tanto sofrimento de tanta gente, pude ver como muitos jovens se empenharam em ajudar as pessoas mais necessitadas e em aliviar o seu sofrimento. Muitos de vós pertencem a grupos paroquiais, a outros grupos ou movimentos, e encontrar-vos ali foi uma grande alegria para todos nós”, assinalou.
Como “pastor da Igreja”, D. Enrique Benavent valoriza o trabalho que população está a levar a cabo, encorajando a “trabalhar para os mais desfavorecidos, especialmente para aquelas pessoas que perderam tudo, que perderam um ente querido”.
“Tentemos fazer com que elas encontrem em nós uma mão amiga e que nunca se sintam sozinhas e abandonadas. Muito obrigado pelo vosso testemunho e coragem e vão em frente”, concluiu.
A Arquidiocese de Valência anunciou que vai promover uma recolha de donativos, a 9 e 10 de novembro, em todas as comunidades católicas.
LJ