Escutismo: «Vão ao encontro dos outros e partilhem esta luz» – D. José Ornelas (c/fotos)

Bispo de Setúbal presidiu à cerimónia nacional da partilha da Luz da Paz de Belém

Setúbal, 13 dez 2021 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal, D. José Ornelas, presidiu à cerimónia nacional da partilha da Luz da Paz de Belém, e desafiou os escuteiros a irem ao encontro dos outros para a partilhar.

“Todos nós temos uma luz para levar e essa luz não é só nossa, saiam de vós próprios, vão ao encontro dos outros e partilhem esta luz… Mas deixem que Deus vos ajude nessa tarefa, para que esta luz ilumine à nossa volta”, convocou D. José Ornelas.

O Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Ivo Faria, lembrou que este momento de partilha sublinha “as redes que querem estabelecer à volta e a importância de ser construtores de paz e de alegria”.

“Que tenham a capacidade de a levar para fora, até junto daqueles que não costumam vir à Igreja”, afirmou.

Este ano a atividade da Luz da Paz de Belém teve como tema “Rede de Paz – Uma Luz que nos aproxima!” e contou com a região de Setúbal, como anfitriã da cerimónia nacional da partilha da luz.

“Num tempo em que tudo nos impele ao distanciamento, em que cada vez mais somos forçados ao isolamento, há uma luz que nos aproxima, e que bom que é criar uma rede de gente que se cuida, reunida em torno desta luz”, disse Ana Margarida Chagas, Chefe Regional de Setúbal.

Este ano, em virtude das limitações impostas pela pandemia, não houve cerimónia na Áustria. Assim, a Luz foi transportada pelo lobito Miguel, da região de Vila Real, região que acolheu a cerimónia da Luz da Paz de Belém em 2020 e onde se manteve ininterruptamente acesa ao longo do ano, na Paróquia de Mateus.

Antes desta celebração eucarística que marcava a partilha da luz, o dia foi marcado também por um jogo de cidade que desafiou as várias secções a conhecer a cidade e fazer também uma caminhada de Advento até à Sé para acolher a luz.

Estiveram presentes delegações de todos as regiões do CNE em Portugal e grande parte dos agrupamentos da Região de Setúbal que agora irão promover nas suas comunidades, momentos de partilha da luz.

SN

 

Partilhar:
Scroll to Top