Escutismo: Primeiro acampamento nacional vai ser experiência «única»

Cristina Capitão e Inês Florêncio pertencem ao jovem agrupamento 1349 de Santa Maria de Loures, em Lisboa

Lisboa, 02 ago 2012 (Ecclesia) – O 22.º Acampamento Nacional de Escuteiros (ACANAC), que começa este sábado em Idanha-a-Nova, marca a estreia de Cristina Capitão e Inês Florêncio numa grande atividade do movimento.

Em entrevista que vai ser transmitida hoje no Programa ECCLESIA (Antena 1, 22h45), as duas escuteiras da Diocese de Lisboa partilham expectativas e falam sobre a importância que aquele “projeto educativo” assumiu nas suas vidas.

Para Cristina Capitão, o ACANAC tem tudo para se tornar numa “semana única”, já que vai poder conviver com cerca de 17 mil colegas, vindos dos mais diversos pontos do país.

O evento, que terá lugar na região de Castelo Branco, a cerca de 250 km de Lisboa, será também uma oportunidade para ganhar mais “conhecimentos” e “viver a lei e a promessa” escutista.

Com nove anos, a pequena Inês espera sobretudo “encontrar muitos amigos” e viver mais uma “experiência divertida”, já que nos escuteiros não existem “dias chatos”.

Ambas fazem parte do jovem agrupamento 1349 de Santa Maria de Loures, criado há apenas dois anos.

Segundo Cristina Capitão, “os escuteiros são uma escola para a vida” e desde que entrou, impulsionada pela experiência dos filhos, encara o dia a dia “de outra forma” e tem “mais paciência” para “ultrapassar os obstáculos que vão surgindo”.

Atualmente à frente do seu grupo, a responsável destaca particularmente a pedagogia do organismo fundado por Baden Powell, baseada na “responsabilidade” e no “espirito de entreajuda”, aspetos que têm contribuído decisivamente para o desenvolvimento dos mais novos, os “lobitos”.

 “É fabuloso vê-los crescer! Quando entram, eles não perceberem nada do que estão ali a fazer, são até um pouco como os lobos, a esconderem-se, envergonhados, mas passado pouco tempo já sabem que pertencem a um bando e o lugar que têm”, salienta.

ACANAC 2012 – Acampamento Nacional de Escuteiros vai ter como lema «Educar para a Vida», lançado pela Organização Mundial do Movimento Escutista para responder à questão “que pretende/faz o Escutismo”.

Durante esta semana, o Programa ECCLESIA na Antena 1 está a dar a conhecer a vivência do movimento escutista e as expectativas de algumas das crianças, jovens e adultos que vão marcar presença no acampamento nacional.

PRE/JCP/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR