Escutismo: Português eleito para o Comité Mundial

João Armando Gonçalves é o primeiro representante do CNE no órgão de governo da Organização Mundial do Movimento Escutista

Lisboa, 12 Jan (Ecclesia) – O português João Armando Gonçalves foi eleito como novo membro do Comité Mundial do escutismo, revelou hoje o Corpo Nacional de Escutas (CNE), na sua página oficial.

A eleição decorreu durante a 39ª Conferência Mundial do Escutismo, órgão deliberativo da Organização Mundial do Movimento Escutista, que reúne 918 participantes em Curitiba, capital do estado do Paraná, sudeste do Brasil.

João Armando Gonçalves, o ainda secretário internacional do CNE “alcança agora um feito histórico ao tornar-se no primeiro escuteiro português eleito para o Comité Mundial do Escutismo”, pode ler-se.

Os eleitos para liderar a organização foram Mari Nakano, do Japão (697 votos); Karin Ahlback, da Finlândia (589); Abdulah Alfahad, da Arábia Saudita (566); João Armando Gonçalves, de Portugal (558); Daniel Ownby, dos Estados Unidos da América (550) e Ledjou Blaguet, da Costa do Marfim (417).

Estes elementos juntam-se a outros seis que renovam mandato anterior, a um tesoureiro e um secretário-geral para formar o novo Comité Mundial que irá governar a associação por três anos, com a possibilidade de serem reeleitos por igual período.

João Armando Gonçalves, nascido em 1963, juntou-se ao movimento escutista com 13 anos de idade, tendo servido o CNE em diversos serviços e projectos.

“Para mim, este é um daqueles momentos em que nos sentimos chamados a ir mais longe, partilhando ideias e opiniões, prontos para dar um contributo mais activo”, referiu o novo membro do Comité Mundial, na página da sua candidatura.

A Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) é uma organização internacional, não governamental, composta por três órgãos: Conferência Mundial do Escutismo, Comité Mundial do Escutismo e «Bureau» Mundial (serviços de secretariado).

O Comité Mundial do Escutismo é o órgão executivo da OMME, responsável pela implementação das resoluções da Conferência Mundial do Escutismo e mandatado para agir em seu nome, entre as reuniões.

O escutismo é o maior movimento de educação não-formal do mundo, com 28 milhões de membros.

Em Portugal, a associação conta com 70 mil associados e está espalhada por mais de 1000 agrupamentos em todo o país.

OC/CNE

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top