Lisboa, 03 abr 2023 (Ecclesia) – Os novos órgãos nacionais do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português – tomaram posse este domingo, dia 02 de abril, em Lisboa, na Igreja de Santo Condestável.
Antes da tomada de posse da Junta Central e do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional do CNE para o Triénio de 2023 – 2026, o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e da Família, D. Joaquim Mendes, celebrou a Eucaristia naquela igreja da cidade de Lisboa, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O dirigente Ivo Faria, que se mantem na liderança da Junta Central durante os próximos 03 anos, pediu a colaboração de todos os níveis do CNE para juntos fazerem caminho. Aos escuteiros deixou uma palavra de apreço “é por vós, será sempre por vós, que nortearemos o nosso trabalho, a nossa entrega, a nossa energia, a nossa paixão por este movimento que BP criou e que o padre Jacques Sévin construiu fundando o escutismo católico, que D. Manuel Vieira de Matos e o monsenhor Avelino Gonçalves fizeram nascer em Braga há 100 anos”, realça.
Na cerimónia estiveram presentes diversos convidados entre os quais a ministra-adjunta e dos assuntos parlamentares, Ana Catarina Mendes, a assessora para a juventude do Presidente da República, Rita Saias, o presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio da Fonseca e o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Rui Oliveira.
LFS