Escutismo: Movimento católico «ajuda» jovens a terem «noção do outro»

Joana Pereira e Tiago Vaz contam como o organismo criado por Baden Powell os levou a crescer e a serem mais úteis para a sociedade

Setúbal, 31 jul 2012 (Ecclesia) – O dirigente Tiago Vaz, dos escuteiros da Paróquia da Charneca da Caparica, em Setúbal, diz que o movimento “ajuda” os mais novos a terem “noção do outro”, num mundo onde “as pessoas são cada vez mais egocêntricas”.

Em declarações que irão ser transmitidas hoje, a partir das 22h45, no Programa ECCLESIA da Antena 1, o chefe do agrupamento 467 partilha a sua experiência e sublinha que aquilo que começou como uma brincadeira contribuiu “definitivamente” para a formação da sua personalidade e ajudou-o a ser “mais útil para a sociedade”.

“Quando somos novos gostamos é de acampar e de nos divertir com os nossos colegas mas fui-me apercebendo que o serviço ao próximo era algo que fazia muito sentido”, revela Tiago Vaz.

Na opinião daquele responsável, à medida que as crianças, adolescentes e jovens vão subindo os degraus da hierarquia escutista, elas assumem também uma maior “responsabilidade” na promoção do bem comum.

“É sempre bom porque vamos crescendo com os nossos amigos e com aquilo que vamos fazendo”, completa Joana Pereira, que está integrada nos pioneiros do agrupamento 467.

O contacto com pessoas e realidades diferentes, o estabelecimento de novas amizades e a formação técnica, humana e espiritual proporcionado pelo Corpo Nacional de Escutas foram alguns dos aspetos que mais atraíram a jovem de 17 anos.

Num cantinho especial da memória está ainda a promessa de pioneira, um momento “muito feliz” para a jovem escuteira, que deu “um significado maior” à sua caminhada.

ACANAC 2012 – Acampamento Nacional de Escuteiros conta com um número recorde de 17 mil jovens inscritos e vai ter como lema «Educar para a Vida», lançado pela Organização Mundial do Movimento Escutista para responder à questão “que pretende/faz o Escutismo”.

Durante esta semana, o Programa ECCLESIA na Antena 1 vai procurar dar a conhecer um pouco melhor a vivência do movimento escutista e as motivações que estão por trás da adesão dos mais novos ao acampamento nacional.

PRE/JCP

Partilhar:
Scroll to Top