Lisboa, 18 Jan (Ecclesia) – A Federação Escutista de Portugal (FEP) saudou, em comunicado, a eleição de João Armando Gonçalves para o Comité Mundial da Organização Mundial do Movimento Escutista, que aconteceu na última semana.
Carlos Alberto Pereira, presidente do Conselho Nacional da FEP e chefe nacional do Corpo Nacional de Escutas (CNE), refere em comunicado enviado à Agência ECCLESIA que “esta eleição resulta, antes de tudo, do reconhecimento da comunidade escutista face ao percurso que o João Armando tem realizado em prol do desenvolvimento da dimensão internacional, no programa educativo, de forma a desenvolver as competências de cidadania internacional, solidária e participativa visando a construção de um mundo melhor”.
Esta é a primeira vez que um escuteiro português é eleito para o Comité Mundial, que irá governar a associação por três anos.
João Armando Gonçalves fala num “desafio, uma responsabilidade mas também uma oportunidade de poder partilhar a minha experiência e ideias”.
“O nosso prestígio é uma realidade sobretudo ao nível do trabalho pedagógico, com destaque nas faixas etárias mais velhas (dos 14 aos 22 anos) nas quais somos por muitos considerados uma referência”, acrescenta.
A FEP congrega a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e o CNE (escutismo católico).
Nelson Raimundo, presidente da FEP e Escoteiro chefe nacional da AEP, declarou estar confiante no trabalho que será realizado pelo representante português no Comité Mundial.
“Acreditamos que a actuação do João Armando, dado o seu empenho pessoal e espírito progressista, reforçará o Escotismo Mundial, contribuindo para a sua unidade e mantendo a actual matriz de forte diversidade intercultural”, assinala.
A Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) é uma organização internacional, não governamental, composta por três órgãos: Conferência Mundial do Escutismo, Comité Mundial do Escutismo e «Bureau» Mundial (serviços de secretariado).
O Comité Mundial do Escutismo é o órgão executivo da OMME, responsável pela implementação das resoluções da Conferência Mundial do Escutismo e mandatado para agir em seu nome, entre as reuniões.
OC