Aveiro, 14 dez 2025 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) dinamiza a cerimónia nacional da partilha da «Luz da Paz de Belém» este domingo, dia 14 de dezembro, no espaço Parquexpo, em Aveiro.
Esta atividade tem como tema «Luz da Paz de Belém, Uma Luz que nos orienta», realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Este tema tem uma alusão ao farol, um dos símbolos de Aveiro, por isso “já não seguimos apenas a luz – deixamo-nos guiar por ela, como quem encontra no farol o rumo certo em meio à incerteza”.
A Luz da Paz de Belém torna-se “mais do que um símbolo” porque “é uma presença que orienta, inspira e dá direção, mesmo quando o caminho é difícil”.
“Tal como o farol que ilumina sem sair do seu lugar, esta luz lembra-nos que a verdadeira orientação vem de dentro e é partilhada com o mundo”, acrescenta o comunicado.
Nos últimos anos, esta iniciativa tem encontrado um lugar cada vez “mais significativo na vida” das comunidades, sobretudo entre “os mais jovens, que nela descobrem um modo concreto e belo de servir a paz e de testemunhar a alegria do Evangelho através do gesto da partilha”.
Esta cerimónia terá será “ainda mais rica” pois o COPIC foi convidado a estar presente e tudo indica que as igrejas do COPIC estarão representadas.
Embora esta celebração seja organizada no âmbito da Igreja Católica, a mensagem que a Luz da Paz de Belém recorda “é profundamente cristã e universal: Cristo é a luz que ilumina todo o mundo (Jo 1,9)”.

A cerimónia nacional da partilha da “Luz da Paz de Belém” 2025 tem lugar na Região de Aveiro, este domingo, dia 14 de dezembro, às 16h00 no espaço Aveiro Parquexpo, e a celebração eucarística é presidida pelo bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
O CNE informou que a cidade de Aveiro recebe também um jogo aberto a escuteiros de todas as idades, durante a manhã deste domingo, com início às 10h00, e check-in a partir das 09h00.
LFS/CB
Corpo Nacional de Escutas: «Para nós, a Luz da Paz de Belém é esperança», afirma Cláudia Xavier
