Escutismo: Agrupamentos da Região de Évora homenagearam Baden-Powell, em Montemor-o-Novo

722 escuteiros participaram em atividades e celebrações que reforçaram «o espírito de união e partilha»

Foto: Escuteiros da Região de Évora

Évora, 26 fev 2025 (Ecclesia) – A Região de Évora do Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou 722 escuteiros, dos seus 18 agrupamentos, para celebrar o Dia do Fundador mundial do Escutismo, Baden-Powell (BP), este sábado, em Montemor-o-Novo.

“Os escuteiros participaram em várias atividades adaptadas às diferentes faixas etárias e em diversos pontos da cidade de Montemor-o-Novo. Os Lobitos (tema da Infância de BP) e Exploradores (tema do primeiro Acampamento de Brownsea) realizaram ateliers temáticos e desafios práticos, abordando temas como a criatividade, o ambiente e o desporto”, lê-se num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, pela Arquidiocese de Évora.

Os escuteiros da Região de Évora, do Escutismo Católico Português, celebraram o Dia do Fundador mundial do Escutismo, Baden-Powell, este sábado, dia 22 de fevereiro, com diversas atividades, os Pioneiros recriaram “momentos históricos” da vida de BP, como “uma dinâmica inspirada no Cerco de Mafeking”, que culminou com um jogo no castelo de Montemor-o-Novo, enquanto os Caminheiros, mobilizados pelos ‘Escutismo pelo Mundo’, realizaram “ações de serviço comunitário”.

“Todos tiveram igualmente oportunidade de experienciar jogos relativos às “Palestras de Bivaque”, palestras estas que compõem o primeiro livro publicado por BP intitulado ‘Escutismo para Rapazes’”, acrescenta a nota da Região de Évora do Corpo Nacional de Escutas.

No final deste dia dedicado ao fundador do escutismo BP, os 722 escuteiros da Região de Évora participaram na celebração da Eucaristia, “reforçando o espírito de união e partilha”: Lobitos (6-9 anos) 212 participantes; Exploradores (10-13 anos) 207 participantes; Pioneiros (14-18 anos) 130 participantes; Caminheiros (18-22 anos) 37 participantes; Dirigentes 135 participantes.

O Escutismo Católico no território da Arquidiocese de Évora conta com 18 agrupamentos e desempenha um “papel ativo na formação de jovens através do método escutista”, promove atividades diversificadas e iniciativas que promovem “o desenvolvimento pessoal e comunitário”, e “reforça” o seu compromisso na “educação não formal e a cidadania ativa”.

A nota da Região de Évora do CNE explica que Baden-Powell, o fundador do Movimento Escutista, foi um militar britânico cuja visão educativa “revolucionou a formação de jovens em todo o mundo”, através do seu livro ‘Escutismo para Rapazes’ e das suas Palestras de Bivaque, transmitiu valores “como o companheirismo, a liderança e o respeito pela natureza, princípios que continuam a guiar milhões de escuteiros”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top