Dirigente José Sinde fala de «sonho concretizado», simbólico em ano de centenário do CNE e de preparação para os 70 anos do Agrupamento
São Mamede de Infesta, 02 jun 2023 (Ecclesia) – José Sinde, dirigente do Agrupamento de S. Mamede de Infesta e responsável pelo projeto do CD de originais “Origens”, contou à Agência ECCLESIA que este “era um sonho antigo”, congregou o agrupamento durante cinco anos e “pode ser o primeiro de muitos” CD’s de originais.
“O nosso agrupamento sempre teve uma grande tradição de animação musical, e há várias gerações que se dedicava a usar a guitarra em atividades, nos finais de anos 80 e 90 começámos a ter muitos temas originais e foi surgindo alguma vontade de gravar tudo num CD ficando para a posteridade”, refere.
O psicólogo e dirigente da 4ª secção (Caminheiros) contou que aprendeu a tocar guitarra nos escuteiros e quando regressou ao ativo, em 2016, “este sonho antigo” voltou.
“Em 2016 comecei a envolver-me em projetos de música comunitária, na Casa da Música fiz o curso de animadores musicais e quando regressei ao agrupamento houve outra vontade de fazer um trabalho sério de arranjo, direção e envolver as pessoas”, descreve.
José Sinde foi recolhendo o reportório pelo agrupamento, “num total de mais de 50 originais” e acredita que “vai ser o primeiro CD de muitos” que se vão seguir, assinalando “os primórdios do agrupamento e os cantautores que ali começaram a tocar guitarra”.
O CD “Origens” foi gravado com “escuteiros de várias secções”, compondo o grupo musical “Bahé”, e conta com 16 temas originais.
“Cada música diz respeito a uma história, atividade, acampamento, fogo de conselho ou um ano em particular, depois o CD vem acompanhado de um livrinho que traz as letras e a simbologia de cada tema”.
Num agrupamento com cerca de 150 escuteiros, o responsável explica que “nem sempre foi fácil conciliar horários” para ensaios e gravações, incluir “vozes, percussão, guitarras clássicas” mas, “passados cinco anos”, o CD está lançado.
Num ano em que o Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebra o seu centenário, o Agrupamento 143 de São Mamede de Infesta prepara o seu 70º aniversário.
“Tudo tem um sabor especial: o CD ser lançado no ano de centenário do CNE mas também no próximo ano o nosso agrupamento faz 70 anos de existência e todos estamos mais despertos para o convívio entre agrupamentos, é simbólico estar associado a estas datas”, explica.
A entrevista integra o programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, este sábado, pelas 06h00, ficando depois disponível online e em podcast.
SN