João Armando Gonçalves foi eleito num encontro internacional do movimento que decorre na Eslovénia
Lisboa, 14 ago 2014 (Ecclesia) – O português João Armando Gonçalves vai presidir ao Comité da Organização Mundial do Movimento Escutista nos próximos três anos, órgão responsável pela coordenação geral dos escuteiros espalhados pelo globo.
De acordo com uma nota do Corpo Nacional de Escutas (CNE), enviada à Agência ECCLESIA, a eleição realizou-se durante a Conferência Mundial do Escutismo, que está a decorrer em Liubliana, na Eslovénia.
Ligado ao CNE desde 1976, João Armando Gonçalves é professor no Instituto Politécnico de Coimbra e mestre em engenharia civil, especialização em ordenamento do território.
Durante 24 anos liderou os destinos do Agrupamento de Escuteiros da Figueira da Foz, na Região Escutista de Coimbra, tendo depois assumido a coordenação nacional da Equipa de Caminheiros.
Em 2003 foi responsável pelo projeto “RoverWay 2003”, evento escutista de âmbito europeu que teve a sua primeira edição em Portugal.
Como secretário nacional pedagógico do movimento, João Armando Gonçalves foi responsável pelo lançamento do programa de renovação pedagógica no Corpo Nacional de Escutas.
No seu currículo destaca-se ainda o desempenho de funções como o de membro do Comité Regional Europeu, na área do Programa Educativo, entre 2004 e 2010; e de secretário internacional do CNE, entre 2009 e 2011.
O novo presidente do Comité Mundial do Escutismo integrava este organismo há cerca de quatro anos.
Fundado pelo inglês Robert Baden Powell em 1907, o Escutismo é o maior movimento de jovens do mundo, composto atualmente por cerca de 40 milhões de elementos, originários de mais de 216 países.
Em 1923 foi criado o Corpo Nacional de Escutas, que conta já com mais de 60 mil crianças e jovens, rapazes e raparigas, entre os 6 e os 22 anos, e perto de 13 mil voluntários adultos permanentes.
JCP