São Nuno de Santa Maria conduz a actividade que junta 10 agrupamentos
A chuva e a trovoada veio mudar planos e provocou ajustamentos mas os 367 escuteiros reunidos em Viseu para o acampamento regional não esmorecem numa actividade que é um dos ponto alto no ano pastoral.
São Nuno de Santa Maria é quem conduz todo o acampamento até Domingo. Foi também o beato, patrono dos escuteiros, que conduziu o ano de actividades que o Corpo Nacional de Escutas está a dedicar a figuras do Cristianismo. Depois de São Paulo, e após a beatificação de Nuno de Santa Maria, os escuteiros inspiram-se nos valores do seu patrono para passar aos jovens “valores muito actuais”, explica o chefe de campo do acampamento regional Paulo Peres.
Os dias são marcados com actividades criativas que levam os jovens a descobrir a “determinação, a vontade e do espírito nacional próprios do Beato Nuno mas que fazem todo o sentido propor aos jovens de hoje”.
Ao todo são 10 os agrupamentos que se juntaram para uma semana de actividades. A região de Viseu conta com cerca de 30, mas “tendo em conta que estamos em época de Verão, estamos com um bom número de participações”, indica Paulo Peres.
O contacto e convívio entre diferentes agrupamentos, todos da mesma região, é um factor acrescido incentivador à participação nas actividades.
É num ambiente “descontraído e alegre” que os escuteiros passam o dia em actividades, “a conviver e conhecer pessoas de vários agrupamentos” para à noite “partilhar à volta da fogueira o que foi o dia”, traduz o chefe de campo.