Os Escuteiros da região de Braga realizaram a 6 de Março uma via-sacra dedicada ao tema “Ser como São Nuno, Homem Novo”.
A iniciativa, promovida pela secção dos Caminheiros (jovens dos 18 aos 24 anos), contou com a presença de cerca de 200 participantes provenientes dos vários agrupamentos da diocese bracarense.
O percurso, marcado pela chuva, começou na escadaria do Santuário do Bom Jesus, aproveitando as capelas existentes, e terminou no Santuário do Bom Jesus do Monte.
Cada grupo construiu ao longo do caminho uma cruz com uma imagem de Cristo feita de sisal.
O cenário nocturno, para além da vista sobre a cidade de Braga, foi iluminado por círios, símbolo dos Caminheiros.
A actividade inseriu-se na preparação para o Acampamento Regional de Braga, que se realizará de 4 a 8 de Agosto em São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim.
Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, tendo sido nomeado Condestável do Reino de Portugal, isto é, comandante supremo do exército.
Depois de participar em diversas campanhas militares, como a batalha de Aljubarrota, pediu para ser admitido na Ordem religiosa do Carmelo.
A sua espiritualidade, caracterizada pela devoção mariana, foi alimentada pelo trabalho em favor dos pobres – chegou a pedir esmolas pelas portas – e pelo desempenho de ofícios humildes.
Depois da sua morte, a 1 de Abril de 1431, Domingo de Páscoa, o povo passou a chamá-lo de “Santo Condestável”.
O reconhecimento oficial da sua santidade por parte da Igreja ocorreu a 26 de Abril de 2009, data em que foi canonizado.