Coimbra, 31 mai 2016 (Ecclesia) – O Agrupamento de Ceira, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), na Diocese de Coimbra, está a celebrar o seu cinquentenário com diversas atividades onde se destaca a publicação o livro ‘50 anos, 50 histórias, 50 pessoas’.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o dirigente do Agrupamento 309, Pedro Balhau, assinala que ao longo de 50 anos os escuteiros em Ceira cresceram e foram uma “escola de formação de valores e espaço de vivências para centenas de jovens”, seguindo os ideais do fundador do escutismo Baden Powell (BP).
Das próximas atividades integradas na comemoração do cinquentenário assinala-se o ‘Encontro dos Antigos Escuteiros’, este domingo, com um programa que integra um hike (caminhada na montanha) e uma Missa com promessas.
O Agrupamento de Ceira tem previsto também um acampamento entre 01 e 07 de agosto, em Góis, e a corrida ‘Madeira e Ferro’, com carros de rolamentos no mês de outubro.
O livro ‘50 anos, 50 histórias, 50 pessoas’ reúne “memórias e momentos” que permitem “compreender a razão” do agrupamento fundado em 1966 e na apresentação estiveram presentes o secretário do Comité Mundial do Escutismo, João Armando Gonçalves, e o chefe Regional, Manuel Pedrosa, para além dos fundadores do agrupamento, antigos e atuais escuteiros, familiares e amigos do Agrupamento 309 que ouviram os primeiros excertos das histórias que fazem parte dessa memória coletiva.
“O chefe João Armando sublinhou que o Escutismo é feito por pessoas e vivências e que a sua história em Ceira é semelhante à existência noutras partes do mundo, seguindo os ideais de BP e suportada na capacidade dos animadores (chefes) serem fieis aos valores” do CNE, destaca o comunicado, sobre a apresentação no dia 26 de maio.
Para além da publicação, o agrupamento assinalou o seu cinquentenário com a exposição ‘50 anos de Escutismo em Ceira’ alusiva ao percurso realizado desde 1966, no edifício dos antigos Correios.
Na exposição foram revisitadas memórias através de cerca de 400 fotografias, construções e utensílios de acampamento, maquetes, peças de fardamento nacional e internacionais, e também carros de rolamentos que integraram as corridas do rali ‘Madeira & Ferro’.
CB/OC