Escolher a alegria de viver e a História de Arte como companhia de vida, com Joana Santos Coelho – Emissão 21-08-2025

Joana Santos Coelho percebeu cedo que a vida é boa e é para ser vivida. Tinha 15 anos quando o seu corpo a obrigou a parar para uma cirurgia à coluna, meses deitada na cama e o uso de um colete de gesso – na mesma altura em que esperava que o seu corpo ganhasse formas “bonitas” e femininas.

A revolta deu lugar à alegria de viver, espelhada na sua participação em grupos da paróquia, projetos musicais no Externato de Penafirme onde experimentou instrumentos e consolidou relações.

A par do crescimento natural, crescia em si também um amor à arte – não tanto à sua criação, mas à apreciação e o conhecimento do contexto do criador, capaz de construir beleza. A escolha em História de Arte ditou o seu percurso profissional, que a conduziu a diversos museus e à certeza de que o conhecimento gera felicidade. Hoje é no Mosteiro de São Vicente de Fora, no patriarcado de Lisboa, a coordenar uma equipa, que aposta em democratizar o saber e a história.

Partilhar:
Scroll to Top