Escolas Católicas: Primeiras jornadas locais marcadas para Aveiro

Encontro prevê espaço «Ousadias Júnior» para os alunos do 9.º ano

Lisboa, 01 fev 2018 (Ecclesia) – O Departamento das Escolas Católicas (DEC), do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) da Igreja Católica, vai promover este sábado as primeiras Jornadas Locais do setor, com o tema ‘semeadores da esperança’, no Colégio de Calvão, Aveiro.

“É missão da escola católica que todos os momentos de formação, convívio e partilha, sejam para os nossos educandos verdadeiras experiências de encontro com a Pessoa de Jesus Cristo”, afirma a coordenadora nacional do DEC, em informação enviada à Agência ECCLESIA.

A professora Elisa Urbano sublinha que só esse encontro pessoal “transforma o olhar sobre os outros, sobre o mundo, sobre a vida”, por isso, a reflexão sobre se as Escolas Católicas estão a “educar verdadeiros cristãos”, construtores de uma sociedade, “cada vez mais, divina porque mais humana”.

No seu comunicado, o portal ‘Educris’, do SNEC, informa que o encontro vai contar com “mais de 150 participantes de 8 escolas católicas” das Dioceses de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu.

O tema do encontro ‘Semeadores da Esperança’ reflete sobre a recente Carta Pastoral da Conferência Episcopal para o setor da Educação Cristã e também vai estar em destaque o documento ‘Educar ao Humanismo Solidário – para construir uma civilização do amor’, da Congregação para a Educação Católica (Santa Sé).

Para as primeiras jornadas locais das Escolas Católicas foi criado o espaço ‘Ousadias Júnior’, para os alunos do 9.º ano e que vai realizar-se em simultâneo com a formação dos professores.

“Dentro desta nossa preocupação de crescer em comunhão para assim irmos discernindo novos caminhos para a escola católica realizar a sua missão”, explica a coordenadora do Departamento das Escolas Católicas no SNEC.

No programa do encontro existem momentos que são para docentes e discentes como a palestra do presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Moiteiro, entre das 10h20 e as 11h10.

Depois há um momento dedicado à Canção Mensagem que vai ser dinamizado por Claudine Pinheiro e a partir das 14h00, deste sábado, o ‘Ousadias” divide os participantes seniores e os júnior em grupos.

Durante o encontro no Colégio de Calvão, em Aveiro, os participantes vão ter também uma feira do livro cristão com diversas publicações.

As Jornadas Locais 2018 realizam-se no contexto das primeiras Jornadas Interdiocesanas das Escolas Católicas 2017 nas Dioceses de Setúbal, Porto, Viseu e Leiria-Fátima e que teve um “balanço é muito positivo”.

“Acontece naturalmente tendo em conta as avaliações que recebemos da parte dos participantes; reunimos mais de 600 professores de mais de 100 escolas católicas de todo o país”, realça ainda Elisa Urbano.

Depois de Aveiro, as Jornadas Locais das Escolas Católicas 2018 ainda vão realizar-se nas Dioceses de Lisboa, Braga e Funchal.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top