Escolas Católicas: Pedagogia própria «não muda consoante modas dos tempos»

Fátima, Santarém, 20 abr 2015 (Ecclesia) – O diretor do Instituto Nun’Alvres refletiu sobre as mudanças na educação e a identidade das escolas católicas numa conferência sobre o documento ‘Educar Hoje e Amanhã, uma paixão que se renova’, da Congregação para a Educação Católica.

“A Igreja tem uma pedagogia muito própria que parte de uma concessão antropológica que assenta no Evangelho e na tradição e não muda consoante as modas dos tempos”, explicou o padre jesuíta José Lopes aos mais de 70 responsáveis das escolas católicas que se reuniram em Fátima, este sábado.

Na formação organizada pelo setor das Escolas Católicas, do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), o diretor do Instituto Nun’Alvres comentou que existiram muitas mudanças desde o Concílio Vaticano II e destacou que a Europa “deve muito” da sua identidade à “coerência da Igreja na área educativa”, através da “transmissão dos conhecimentos” e da “construção de valores”.

“A educação é uma missão” quem tem duas tarefas “o ser e o saber”, observou o conferencista no contexto do documento ‘Gravissimum Educationis’, Concílio Vaticano II, e alertou que apenas uma dimensão cria “maus beatos ou maus cientistas”.

Segundo o padre José Lopes, o cristianismo entende a educação como uma oportunidade de formar pessoas capazes de “intervir no mundo, solidários, competente em termos científicos e com bom coração”.

O encontro foi uma oportunidade para os responsáveis das escolas católicas analisarem o instrumentum laboris ‘Educar Hoje e Amanhã, uma paixão que se renova’ que a Congregação para a Educação Católica publicou em abril de 2014.

“Só uma pessoa educada pode ser educadora e iluminar aqueles que serve. A educação faz-se muito de coração a coração. Porque a educação é relação afetiva devem ter uma preparação cuidada e uma capacidade de renovação constante”, observou sobre os profissionais destas escolas a quem são pedidas “qualidades especiais de inteligência e de coração”.

Depois desta intervenção, os participantes reuniram-se em grupos e apresentaram desafios, inquietações, e partilhas sobre modos de atuar nas cerca de 148 escolas católicas.

“Os dados, ainda em levantamento, apontam para um universo de mais de oitenta mil alunos da idade pré-escolar até ao 12.º ano”, contabiliza o sítio online Educris, da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé da Igreja Católica.

‘A Educação e a Igreja Católica: uma responsabilidade vivida com-paixão’ foi o tema da formação que reuniu diretores, responsáveis diocesanos e equipas de pastoral.

Educris/CB

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