Iniciativa tem como lema «Partilhar é urgente» e conta com a colaboração da Cáritas
Lisboa, 02 out 2013 (Ecclesia) – As escolas católicas vão promover este sábado uma campanha de recolha de géneros alimentícios, na sua área de influência, que serão entregues à Cáritas Portuguesa ou instituições por eles escolhidas.
“De entre os objetivos desta ação destaca-se a sensibilização das comunidades educativas e das populações locais para a partilha fraterna de bens”, explica a Cáritas Portuguesa num comunicado recebido pela Agência ECCLESIA.
“Num momento de grave crise nacional”, as escolas católicas pretendem também alertar para a “sustentabilidade do comércio local, designadamente dos estabelecimentos de menor dimensão”, acrescenta a organização católica.
Está previsto que esta iniciativa abranja mais de cem estabelecimentos comerciais, “incluindo pequenas superfícies”, localizadas nas zonas de influência dos estabelecimentos de ensino e “mobilize cerca de dois milhares de membros das comunidades educativas”, informam no comunicado.
Os membros das escolas católicas – pais, professores, funcionários e alunos – estarão identificados com camisolas brancas com o símbolo da campanha e vão entregar sacos “devidamente assinalados”.
Inserida nesta campanha, as escolas católicas promovem também ações internas cujos bens angariados serão entregues a instituições de solidariedade social da região, “ou diretamente a famílias carenciadas referenciadas pela Cáritas localmente”.
Esta ação é coorganizada pela Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e pela Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC), com a colaboração da Cáritas Portuguesa, e insere-se no leque de atividades da Semana Nacional da Educação Cristã, que termina este domingo.
CB