D. Américo Aguiar falou sobre o «sonho» de Deus para cada um, revolução digital e utilização dos recursos digitais
Almada, 19 jan 2024 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal deu a aula inaugural do Externato Frei Luís de Sousa (EFLS) para os alunos do terceiro ciclo e secundário, falando da importância de cada um encontrar e realizar o sonho de Deus para si
“O que cada um tem de ser não é o que os outros querem que ele seja ou ela seja, mas o que ele quer, o que ela quer ser; e isso deve ser o sonho que Deus tem para ele ou para ela. E a maravilha é descobri-lo e realizá-lo”, disse D. Américo Aguiar, informa o EFLS em nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na Escola Católica da Diocese de Setúbal, em Almada, o bispo sadino falou ainda aos alunos sobre revolução digital, partilhando o equilíbrio que tem de ser encontrado na utilização dos recursos digitais, para um crescimento de pessoas felizes e completas.
O cardeal portugu~es deu a aula inaugural aos estudantes do terceiro ciclo e do secundário, no anfiteatro da escola, e, no final, destaca o EFLS, os alunos tiraram uma ‘selfie’ (fotografia) “com o mais recente cardeal da Igreja Católica em Portugal”.
A aula inaugural do Externato Frei Luís de Sousa teve lugar esta segunda-feira, dia 15 de janeiro, dando continuidade a “uma tradição” desta escola católica, iniciada há 7 anos,
O bispo de Setúbal gravou também uma mensagem em vídeo para o ‘Momento de Dentro’ desta semana “dos alunos mais pequenos” do EFLS.
D. Américo Aguiar, quarto bispo da Diocese de Setúbal, visitou pela primeira vez o externato diocesano, no dia 21 de dezembro de 2023; encontrou-se com os educadores docentes e não docentes, presidiu à Missa de Preparação para o Natal, e recebeu, como lembrança uma pagela da ‘Cruzada Nacional de Orações pela Canonização do Beato Nuno de Santa Maria’, de 1949, o santo é o padroeiro do colégio.
O Externato Frei Luís de Sousa, no centro de Almada, é um estabelecimento de ensino da Diocese de Setúbal, que celebra, este ano, 67 anos de atividade; a oferta educativa vai desde o berçário até ao 12º ano de escolaridade.
Desde fevereiro de 2019, o EFLS preside à APEC – Associação Portuguesa de Escolas Católicas, e nessa qualidade é elemento convidado do Comité Europeu das Escolas Católicas.
CB/OC