O arcebispo de Glasgow pretende que os seus fiéis encarem as próximas semanas como um desafio espiritual, preparando a vinda de Bento XVI ao país.
O dia 16 de Setembro vai ficar conhecido como a data da primeira visita de Bento XVI ao Reino Unido, e a Escócia será recordada como o primeiro ponto de paragem.
Numa carta pastoral, divulgada pelo site da Arquidiocese de Glasgow, D. Mário Conti considera esta visita como “um momento de graça” e “um acontecimento histórico” para o país.
Os preparativos logísticos há muito que já começaram, mas para o arcebispo de Glasgow “uma coisa são os preparativos físicos, outra são os pastorais e espirituais”.
A arquidiocese de Glasgow já forneceu às paróquias um vasto conjunto de materiais de apoio, para servirem de suporte ao trabalho dos sacerdotes, junto dos fiéis.
“Estamos ainda a disponibilizar mais ajudas, para assegurar que estas últimas semanas de preparação sirvam para abrir os fiéis às graças que iremos receber”, sublinha ainda D, Mário Conti.
O prelado vê a presença de Bento XVI como um passo importante para “apoiar a fé e encontrar a valentia para enfrentar as dificuldades, socorrendo a dor que a Igreja e cada um deve experimentar, num mundo imperfeito e em constante mudança”.
Durante a sua estadia na Escócia, Bento XVI vai realizar uma visita à Rainha Isabel II, no palácio real de Holyroodhouse, em Edimburgo.
Mais tarde, em Glasgow, o Papa preside a uma Missa no Bellahouston Park, seguindo depois para Londres.