Porto, 29 out 2018 (Ecclesia) – O Seminário do Bom Pastor em Ermesinde, da Diocese do Porto, comemora 50 anos de existência e o programa temático tem como objetivo a “gratidão” e a “alegria do encontro”, entre hoje e 3 de novembro.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a organização das comemorações pretende que o mote ‘A alegria do reencontro’ permita o “(re)encontro” entre os alunos, com Deus na Eucaristia, à mesa, “com a história e o com as várias artes performativas e visuais”.
Neste contexto, destaca-se o dia 3 de novembro, com a Missa presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, às 11h00, e a reposição de “algumas performances teatrais dos velhos tempos”, a partir das 16h00.
Os participantes vão também recordar a “história do edifício e da vida educativa do Seminário” num conjunto de exposições de pintura e fotografia.
‘Aqui chegados pela mão do Bom Pastor’ é o tema geral das comemorações dos 50 anos do Seminário do Bom Pastora da Diocese do Porto, em Ermesinde.
‘A relevância do Seminário no desenvolvimento humano e social’ é o tema da primeira conferência, por António Lobo Xavier, hoje às 21h00, na Biblioteca Municipal de Felgueiras.
Esta terça-feira, António Filipe Barbosa é o orador que vai apresentar o tema ‘O Seminário e a inovação pedagógica’, também a partir das 21h00, mas no salão paroquial de São João da Madeira.
O bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo, vai falar sobre ‘Seminário: passado, presente e futuro’, no último dia deste mês, 31 de outubro, às 21h00, no Seminário do Bom Pastor.
Para além da “data institucionalmente relevante”, a comissão responsável pela celebração do cinquentenário também é orientada pela “gratidão” e “alegria do encontro”.
“Todos os momentos são abertos a todos os antigos alunos, suas famílias, a educadores e professores e a servidores do seminário ao longo deste meio século”, lê-se no programa.
No seu sítio online, o Seminário do Bom Pastor informa que é “um lugar vocacional da Diocese do Porto” que acompanha e forma “os jovens que se identificam com o itinerário vocacional que o dom do Espírito Santo neles iniciou para serem seus ministros no sacerdócio”.
CB