Reúne em Lourdes, de 4 a 9 de Novembro, a assembleia plenária do episcopado de França. Dois temas marcam a agenda destes dias: a reforma das estruturas da própria Conferência Episcopal e a Catequese. A reforma das estruturas dá seguimento a um processo de reorganização interna iniciado em 2002, «com o objectivo de favorecer o trabalho entre os bispos, de modo a melhor servir a sua missão comum».
No encontro destes dias, os bispos franceses debatem as propostas apresentadas por um grupo liderado por D. Georges Pontier, Bispo de La Rochele, de modo que o documento possa ser finalmente aprovado em Abril do próximo ano. Um dos dados já adquiridos é que a Conferência Episcopal Francesa terá uma sede em Paris, concentrando os diversos serviços das diferentes instâncias: Assembleia Plenária, Conselho Permanente, Secretariado Geral, Comissões e comités permanentes.
De facto, além da Comissão Doutrinal, haverá quatro comités na Igreja de França: Informação e Comunicação, Canónico, Relações Internacionais e Assuntos Económicos. Haverá, ainda, dez comissões episcopais: Liturgia e Pastoral Sacramental, Catequese e Catecumenado, Ministérios ordenados, Vida Consagrada, Família, Movimentos apostólicos e Associações de fiéis, Missão universal da Igreja, Unidade dos Cristãos, Comissão Social, Educação, Vida e fé dos jovens. Por fim, um Conselho Nacional de Solidariedade será a instância de concertação das organizações caritativas da Igreja.
A Catequese é outro ponto importante da próxima assembleia plenária do episcopado francês. A intenção é clara: «recolocar a catequese no coração das comunidades cristãs», e «apresentar os fundamentos de uma catequese que se dirige aos diferentes grupos etários e articula na iniciação cristã as experiências, as aprendizagens e os ensinamentos».
