Episcopado é um serviço não uma honra

Papa Francisco presidiu à ordenação episcopal de dois sacerdotes, no Vaticano.

Cidade do Vaticano, 24 out 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco presidiu hoje à ordenação episcopal dos padres Jean-Marie Speich e  Giampiero Gloder e disse na homilia da missa que ao bispo compete mais “o servir do que o dominar”.

“De fato, episcopado é o nome de um serviço, não de uma honra. Sempre em serviço, sempre a serviço”, disse o Papa na Basílica de S. Pedro na ordenação do núncio apostólico no Gana e do presidente da Academia Eclesiástica.

Para Francisco, o bispo deve cuidar d

os pobres, dos indefesos e todos os que “têm necessidade de acolhimento e de ajuda”, procurando estar próximo sobretudo dos sacerdotes e dos diáconos, que nunca devem “fazer esperar para um audiência”.

“Em primeiro lugar, amem os presbíteros e os diáconos. São vossos colaboradores, são os mais próximos dos próximos, para vós. Nunca façam um presbítero esperar para uma audiência. Respondam imediatamente. Estejam próximos deles”, exortou o Papa.

Francisco sublinhou ainda a necessidade da oração no quotidiano de um bispo porque, “se não reza ao Senhor, acaba no mundanismo”.

D. Jean-Marie Speich, núncio apostólico no Gana, nasceu em Estrasburgo (França), em 1955 e foi ordenado padre no dia 9 de outubro de 1982.

D. Giampiero Gloder, presidente da Academia Eclesiástica, nasceu em 1958, em Pádua (Itália) e foi ordenado sacerdote no dia 4 de junho de 1983.

PR

[[,,,]]

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR