Ensino: Universidade Católica quer destacar-se pela «formação no conhecimento e em valores credíveis»

Dia Nacional vai ser inspirado pela mais recente encíclica do Papa

Lisboa, 26 jan 2016 (Ecclesia) – O próximo Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa (UCP), a 7 de fevereiro, vai ser inspirado na encíclica “Laudato si”, em que o Papa destaca o contributo da Educação para a difusão de “um novo modelo” de vida e de “relação com a natureza”.

Na mensagem para esta celebração, a reitora da UCP, Maria da Glória Garcia, frisa que responder ao repto de Francisco “é assumir genuinamente, na especificidade da vida universitária, a construção de uma Ecologia integral”.

“Formando no conhecimento e em valores credíveis, cruzando metodologias disciplinares e saberes, alargando fronteiras de futuro na pesquisa científica das diversas áreas, cimentando a excelência, dando força e corpo às razões de esperança”, pode ler-se no texto enviado à Agência ECCLESIA.

Na sua encíclica, o Papa argentino afirma que “a educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”.

Francisco aponta ainda que a crise ecológica atual não é mais do que “uma manifestação externa de uma crise antropológica mais vasta, que é ética, cultural e espiritual”.

Para a reitora da UCP, estas duas frases vieram desafiar a sociedade, em todos os seus campos, também no setor académico, a “arregaçar as mangas e viver” com “renovado dinamismo” aquilo que o Papa definiu com a “feliz imagem de uma Igreja em saída”.

“Ora, esta visão comprometida da educação podemos dizer que está no ADN de uma Universidade Católica”, realça Maria da Glória Garcia.

Neste sentido, o tema escolhido para o Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa em 2016, ‘Cultivar a Ecologia dos Saberes’, será uma forma de mostrar o empenho da UCP neste campo, “de forma direta”, conclui aquela responsável.

O Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa é assinalado como habitualmente no primeiro domingo de fevereiro.

Antes disso, a ocasião vai ser marcada por uma sessão académica na sexta-feria, dia 5 de fevereiro, às 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa.

O peditório deste ano para o Dia Nacional da UCP foi destinado para a criação de bolsas de estudo para a Faculdade de Teologia, “cujo serviço à Igreja portuguesa, inclusive na formação dos seus sacerdotes e das suas lideranças laicais” deve ser “acarinhado por todos”, aponta Maria da Glória Garcia.

“É importante que todos os cristãos sintam a Universidade Católica como sua, rezem e se interessem por ela”, exorta ainda a reitora.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR