Ensino: Universidade Católica homenageia cardeal norte-americano Sean O’Malley, «amigo de Portugal»

Arcebispo de Boston apresenta ideal cristão de serviço como alternativa a heróis culturais do «individualismo»

Foto: Agência ECCLESIA

Lisboa, 15 jun 2018 (Ecclesia) – A Universidade Católica Portuguesa (UCP) atribuiu hoje o título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao arcebispo de Boston, cardeal Sean O’Malley, apresentada como um “amigo de Portugal” e da instituição de ensino.

A reitora da UCP, Isabel Capeloa Gil, elogiou “uma personalidade notável” da Igreja no mundo, no discurso que inaugurou a cerimónia, no Auditório Cardeal Medeiros, em Lisboa.

A responsável evocou a “notável colaboração” do distinguido na construção da UCP e a sua atividade pastoral de “grande proximidade” às comunidades portuguesas nos EUA.

Já o cardeal-patriarca de Lisboa e magno chanceler da UCP, D. Manuel Clemente saudou o cardeal O’Malley e o gesto de o distinguir, como sinal da “universalidade” da instituição académica.

“A honra refere-se sobretudo a nós e à nossa universidade, por o podermos agora incluir entre um dos nossos”, declarou.

O cardeal O’Malley falou, após a distinção, de uma sociedade marcada por heróis culturais que personificam o “individualismo e espírito de competição” e de celebridades que são fruto de uma “cultura viciada no entretenimento”.

A educação católica, acrescentou, deve apresentar um “outro ideal”, ajudando as pessoas a tornar-se “plenamente humanas”.

“Fomos colocados neste mundo para tomar conta uns dos outros”, chamados a ser “protetores e cuidadores”, declarou, numa intervenção em português.

O novo doutor da UCP destacou que, apesar de todos os seus avanços, a ciência e a tecnologia “não terão nunca capacidade de ensinar o valor das coisas ou o sentido da existência”.

A fé, acrescentou, exige “fazer parte de uma comunidade que fala essa língua”.

“Deus criou-nos para a amizade, não para estarmos isolados no mundo”, advertiu.

O padrinho do doutoramento ‘Honoris Causa’ foi o padre Armindo Vaz, professor catedrático jubilado da Faculdade de Teologia, que destacou a formação teológica e académica do arcebispo de Boston, uma “figura inspiradora para a Igreja e a sociedade”.

A atribuição do título ao cardeal norte-americano foi uma proposta da Faculdade de Teologia (FT) da UCP.

O diretor da FT, padre Tolentino Mendonça, disse à Agência ECCLESIA que se trata de uma homenagem justa a um “amigo de Portugal” e da Universidade Católica.

Sean Patrick O’Malley fez os primeiros votos religiosos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 1965; tem mestrado na área da educação e doutoramento em literatura espanhola e portuguesa; nasceu em Lakewood, no Estado de Ohio, em 1944, numa família católica de ascendência irlandesa.

O cardeal foi membro da direção da Associação de Cooperação com a Universidade Católica Portuguesa (ADCUP), que se destacou no apoio à UCP, sob a direção do cardeal luso-americano Humberto Sousa Medeiros (1915-1983).

Em 1985, D. Sean Patrick O’Malley fez foi agraciado com a Comenda da Ordem Infante D. Henrique em reconhecimento pelo trabalho junto da comunidade de luso-americanos; em 2016 foi condecorado pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique.

OC

Partilhar:
Scroll to Top