A Universidade Católica Portuguesa também integra a Sacru, Strategic Alliance of Catholic Research Universities
Cidade do Vaticano, 19 dez 2020 (Ecclesia) – Oito Universidades Católicas, da Austrália ao Japãp, unem-se por uma «educação de excelência», constituindo a Sacru, Strategic Alliance of Catholic Research Universities, uma “aliança estratégica” entre as instituições.
“A Sacru, Strategic Alliance of Catholic Research Universities, é a aliança estratégica entre universidades católicas baseada na pesquisa, nasce com o objetivo de fortalecer a colaboração ao nível global entre as universidades católicas por uma educação universitária de excelência e para a formação integral dos alunos”, divulgou o Vaticano.
Da rede constam a Australian Catholic University, Boston College; a Pontificia Universidad Católica do Chile; a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Universidade Sophia no Japão; a Universidade Católica Portuguesa e a Universitat Ramon Llull, na Espanha, além da Universidade Católica na Itália.
“A ideia surge da necessidade que as universidades católicas têm de partilhar os desafios que nos são apresentados neste milénio”, explica Pier Sandro Cocconcelli, professor da Universidade Católica, secretário-geral da Sacru.
Um dos objetivos desta rede é a estratégia em nível de pesquisa e a nível de ensino superior e de transmissão de relatórios entre a universidade e a sociedade, que resultou de “um ano e meio de trabalho e criação desta rede no passado mês de julho”.
O comunicado descreve também que, neste tempo de pandemia, o ensino universitário tem de ser repensado, “maneira de administrar e viver a universidade”, nomeadamente os intercâmbios culturais entre estudantes.
“Neste momento a mobilidade internacional está interrompida, uma das primeiras atividades que a rede está a fazer é a de uma Conversação Global em que os nossos alunos estão colaborando em alguns temas importantes”, afirmou o responsável.
SN