Responsáveis sublinham importância do diálogo entre fé, cultura e ciência
Lisboa, 16 jan 2017 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal está a preparar um encontro nacional de docentes e investigadores, marcado para 22 de abril, iniciativa inserida no esforço de valorizar o papel dos professores na Pastoral Universitária.
O encontro esteve no centro do último Conselho Nacional da Pastoral do Ensino Superior, que decorreu este sábado, em Fátima, com a presença de D. Joaquim Mendes, vogal da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), o qual disse à Agência ECCLESIA que o objetivo é “incentivar o diálogo entre a fé e cultura”.
O bispo que acompanha o setor do Ensino Superior espera que seja possível ajudar todos os elementos do mundo académico a “assumir a sua identidade cristã”, atuando de acordo com o pensamento e os valores que daí decorrem, numa ação “visível”.
Neste sentido, sublinhou a “intensificar a presença de Cristo na Universidade”, com a ajuda dos professores, que também passa por “consolidar e aumentar” os núcleos cristãos.
A Igreja Católica está a divulgar os seus Centros e procura também espaços para universitários que deixaram os seus locais de origem, junto de famílias cristãs que os queiram acolher.
A intenção, sublinha D. Joaquim Mendes, é promover a “integração” destes universitários, “não só do ponto de vista de alojamento” mas também na sua vivência da fé.
O vogal da CELF elogiou, por isso, a ‘Missão País’, um projeto católico que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades de Portugal.
Para o bispo auxiliar de Lisboa, esta iniciativa tem sido uma “fonte de experiência cristã” e de “alargamento” da presença católica no mundo universitário, que implica “solidariedade, entreajuda, caminhar juntos”.
“Os jovens descobrem a beleza e a alegria de servir”, realçou.
Além das atividades de cada diocese, o programa de 2016/2017 prevê um encontro de professores, a nível nacional, promovido pelo SNPES, ao longo de um dia, sobre o tema “Fé e Cultura: O que se espera de um professor cristão na universidade?”.
O coordenador do Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior, padre Eduardo Duque, também falou à Agência ECCLESIA do próximo encontro nacional de docentes e investigadores.
“Neste encontro teremos três figuras que vão fazer a ponte entre a fé e ciência”, adianta, falando de D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; Henrique Leitão, da Faculdade de Ciências de Lisboa e Prémio Pessoa 2014; Diogo Costa Gonçalves, da Escola de Direito na Universidade Clássica de Lisboa.
O padre Eduardo Duque defende que é necessário apresentar a Igreja como “referente de sentido verdadeiro”, no meio de crises pessoais e sociais.
LFS/OC