Ensino Superior: Faculdade de Teologia com propostas «para todos»

Diretor da instituição sublinha diversidade da formação oferecida

Lisboa, 16 set 2016 (ECCLESIA) O diretor da Faculdade de Teologia, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), sublinhou à Agência ECCLESIA a diversidade de propostas formativas da instituição para o novo ano académico 2016/2017, que tem como slogan ‘Teologia para todos’.

“A Teologia não é apenas questão de clérigos, que toca à Igreja. Os sacerdotes têm uma formação mais aprofundada, mais científica, mas não se esgota ai. É bom que a Igreja sinta que todos são dinamizados e convidados a este aprofundamento”, explicou o padre João Lourenço, em declarações que integram a mais recente edição do Semanário ECCLESIA, publicado hoje.

A ‘Teologia para todos’ pretende chegar a um universo mais alargado de alunos, seja nos cursos curriculares, presenciais e em regime de e-learning, o responsável sublinha que “aprofundar a teologia é a mesmo aprofundar a fé”.

Neste contexto, o diretor da instituição católica indica que para além do “nível mais científico” nos chamados graus civis e graus canónicos, que são acreditados pelo Ministério do Ensino Superior e pela Santa Sé – licenciaturas, mestrados, doutoramentos, pós-doutoramentos –, há uma “perspetiva mais alargada” cursos em regime presencial e e-learning “com objetivos científicos e de aprofundamento”.

A Faculdade de Teologia, segundo o padre João Lourenço, aposta em “quase acompanhar” o que é a sensibilidade da Igreja e vão ter o curso ‘Pensamento Social Cristão. Memória e projeto’, dedicado à “Doutrina Social da Igreja e à realidade social” atual, em colaboração com a Cáritas Portuguesa, entre outubro e julho de 2017.

Em regime de ensino à distância mas “com apoio fortíssimo de textos complementares” vão ter a segunda da formação avançada ‘O mundo da Bíblia’ que proporciona uma “estrutura de base muito importante” para as pessoas puderem ler o texto sagrado conhecendo a geografia, história e cultura loca.

A Faculdade de Teologia oferece este ano letivo como novidade a formação ‘Concílio Vaticano II. 50 anos depois’, para “ajudar” as pessoas a refletir sobre “o acontecimento Concílio, os protagonistas, a mensagem e a receção dessa mensagem”.

A nível presencial, o padre João Lourenço destaca a formação dedica ao evangelista São Mateus, do próximo ano litúrgico, em todas as quartas-feiras de novembro.

Segundo adianta o sacerdote franciscano, a partir de janeiro de 2016, a faculdade vai proporcionar uma formação para voluntários na área da Saúde para pessoas que dão apoio “em todas as áreas da saúde”, em qualquer âmbito.

O diretor da Faculdade de Teologia, da UCP, assinala que já têm “mais alunos a frequentar estes cursos que os de grau académico” e sublinha que a instituição é um “projeto nacional”.

O padre João Lourenço destaca ainda que a Faculdade de Teologia “estabelece um diálogo” com as academias, organizações, instituições científicas no interior e exterior do universo Universidade Católica Portuguesa, numa “colaboração muito rica que orgulha muito”, como comprova uma avaliação internacional de fevereiro que diferencia essa “capacidade de dialogar”.

PR/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR