Ensino: Nova portaria do Ensino Particular e Cooperativo marca momento de «mudança»

Lisboa, 07 mar 2014 (Ecclesia) – A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) considera que a nova portaria do Ensino Particular e Cooperativo marca “um momento histórico de mudança”.

“A publicação desta portaria marca um momento histórico de mudança de paradigma na relação do ensino particular e cooperativo com o Estado Português, o fim dos anos da dependência burocrático-pedagógica e da regulação pelo processo e o início dos anos da autonomia e responsabilidade”, disse António Sarmento, presidente da AEEP.

“A AEEP congratula-se com a publicação da portaria que confere ao Ensino Particular e Cooperativo as condições de flexibilidade e autonomia curricular necessárias ao desenvolvimento de projetos educativos sólidos e diferenciados”, refere um comunicado enviada hoje à Agência ECCLESIA.

O novo regime do Ensino Particular e Cooperativo vai permitir às escolas gerir de forma flexível a carga horária das diferentes disciplinas curriculares (desde que cumpram em cada ciclo de estudos e relativamente a cada disciplina ou área disciplinar obrigatórias, os programas, metas e orientações curriculares), decidir o tempo letivo a atribuir a cada disciplina ou área disciplinar, oferecer outras disciplinas ou áreas disciplinares complementares, em função do seu projeto educativo, entre outras alterações.

A AEEP informa que vai realizar workshops em todo o país destinados a direções e coordenações pedagógicas das escolas para analisar e apresentar o novo regime.

MD

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top