Prémio distingue instituições de ensino com projetos que façam «felizes os alunos no espaço escolar»
Lisboa, 05 nov 2020 (Ecclesia) – O Colégio de Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira, foi distinguido com selo ‘Escola Amiga da Criança’ por oito projetos elaborados pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) e Interioridade.
“Este selo é sinal de que nas escolas distinguidas o coração está na base das aprendizagens e do crescimento. Cada selo é sinal de que a escola vai além dos seus muros”, disse o coordenador da disciplina de EMRC.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, pelo portal ‘Educris’ do Secretariado Nacional da Educação Cristã, o professor Paulo Costa destaca que os alunos do Colégio de Santa Maria de Lamas “estão de parabéns, mais uma vez”, por responderem “de forma tão entusiástica às iniciativas, projetos e desafios” que os professores “constantemente lhes lançam”.
O coordenador da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica acrescenta que as iniciativas e desafios desenvolvidos “visam a formação integral” dos estudantes e constitui-se “como uma base essencial do Projeto Educativo do Colégio de Lamas”.
O selo ‘Escola Amiga da Criança’, na sua 3ª edição, recebeu mais de 3800 projetos a concurso e distingue os que façam “felizes os alunos no espaço escolar”; Esta é uma iniciativa da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP), da Editora LeYa e do psicólogo Eduardo Sá.
O portal ‘Educris’ informa que o Colégio de Lamas concorreu com oito projetos da disciplina de EMRC: «Blogue CoolLAMAS’MUR@L», «Sessões de Interioridade – ‘Ir para fora cá dentro!’»; «Projeto ‘Fé, Esperança e Amor’ – Em tempos de Pandemia»; «Projeto Guarda-chuva/sol da Vida»; «Semana dos Afetos – ‘Só se vê bem com o Coração’»; «Caminho de Santiago – ‘(N) O CAMINHO… transforma (-te)!»; «Projeto ‘Amigos dos Doentes’ – Voluntariado no Hospital de São Sebastião» e «Projeto ‘Contos da Arca de Noé’».
A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa, apresentando como objetivos fundamentais “educar para a dimensão moral e religiosa e para a compreensão dos elementos mais profundos da cultura nacional, necessariamente aberta ao mundo”.
CB/OC