Instituições educativas ligadas à Igreja Católica vão peregrinar a Fátima no dia 29 de setembro
Lisboa, 20 set 2012 (Ecclesia) – Milhares de professores e alunos vindos dos mais diversos pontos do país vão participar, no dia 29 de setembro em Fátima, na peregrinação nacional das escolas católicas.
Em declarações concedidas à ECCLESIA, o padre Querubim da Silva, presidente da Associação Portuguesa das Escolas Católicas (APEC), espera que a iniciativa mostre uma comunidade educativa “que sabe o que quer” e que continua a dar um “testemunho de qualidade”, apesar das dificuldades provocadas pela crise.
Apesar dos “cortes muito significativos” que têm sido aplicados no setor, “a verdade é que não tem havido escolas a fechar”.
“As pessoas esperam de nós uma boa gestão dos recursos, por muito escassos que sejam, e é isso que vamos procurar continuar a fazer”, salienta o dirigente da APEC.
O sacerdote lamenta a redução dos meios estatais atribuídos ao ensino particular, uma situação que, na sua opinião, choca com a política de “esbanjamento” que vigora no setor público, com a aposta numa política de “construção e requalificação de escolas”.
“Ter estabelecimentos com condições dignas é uma coisa, promover os luxos e os hábitos da pompa é outra coisa, que não está bem, é certo escândalo promover-se esta ostentação”, aponta.
A peregrinação das escolas católicas ao Santuário de Fátima, que inaugura o programa da Semana Nacional da Educação Cristã (entre 29 de setembro e 7 de outubro), vai ter como tema “Contigo Maria Vamos”.
Para além da APEC, conta com a organização do Secretariado Nacional da Educação Cristã e do Grupo de Reflexão da Escola Católica.
JCP