Encontro Nacional da ACI

"O cristão num mundo em mudança" foi  o tema do Encontro Nacional da ACI (Acção Católica dos Meios Sociais Independentes) que se realizou em Fátima nos dias 5, 6 e 7 de Junho e que reuniu cerca de 90 pessoas das dioceses de Aveiro, Braga, Porto, Leiria, Lisboa, Évora, Açores e Madeira.

António Sampaio e Mello, professor de Economia e Finanças na Universidade de Londres e um dos consultores da Candidatura de Barack Obama, abriu o encontro começando por traçar as linhas de mudança da moral e dos valores ao longo dos últimos séculos. Identificou depois o carácter circunstancial das relações inter-pessoais, a falta de interesse pelos outros e a queda das estruturas da sociedade como aspectos da profunda alteração social que hoje se faz sentir em todo o mundo e de um modo especial em Portugal, onde a mudança foi particularmente rápida e acentuada.

Este presente mudado e em mudança apresenta novos desafios perante os quais o cristão deverá reagir tomando consciência de que vive num mundo heterogéneo em que as pessoas têm um enorme medo da dor, do sofrimento e do sacrifício. O papel do cristão deverá ser o de se manter informado e informar, o de estar alerta para alertar e o de se abrir, com inteligência, ao diálogo e à discussão. Não ficar calado, mas reflectir sobre os problemas e falar com os opositores, pois é no debate que melhor se percebem as razões alheias.

Terminou a sua intervenção com o apelo aos cristãos para que fujam à passividade, de modo a que se possam repor ou instaurar as virtudes. Para isso é necessário reunir esforços, promover causas comuns e, sobretudo, que os cristãos assumam o seu papel de apóstolos, marcando também presença nos novos meios tecnológicos e utilizando-os para chegar a todos.

João Alberto Pinto Basto também participou neste Encontro, dando o seu testemunho pessoal. Após ter cessado a sua actividade como Presidente de uma grande empresa nacional, achou ser seu dever como cristão responsável ressuscitar e dinamizar a ACEGE (Associação Cristã de Empresários e Gestores ) e desempenhar um papel mais activo no Banco Alimentar de Lisboa, cuja direcção passou a integrar.

Referiu o trabalho realizado pela ACEGE e pelo Banco Alimentar, salientando a necessidade dos cristãos se empenharem no serviço da comunidade de acordo com as necessidades mais prementes e conforme com as suas capacidades e circunstâncias.

Dois jovens, Madalena Aguiar Santos e João Seabra, ela a fazer um Mestrado e ele já a trabalhar, apresentaram "os Gambozinos".

Os Gambozinos são uma associação de inspiração católica, que funciona em colaboração com a Companhia de Jesus e que assenta todo o seu trabalho no voluntariado. Procura a integração e formação de crianças e jovens, provenientes de ambientes claramente distintos, quer a nível económico e social, quer a nível cultural e afectivo. Promovem Campos de Férias de espiritualidade inaciana e o acompanhamento dos participantes e suas famílias durante o ano lectivo, além de iniciativas de teor espiritual e lúdico.

Estes testemunhos de quem não fica apenas nas boas intenções e teorias, mas põe, com imaginação e entrega, as suas capacidades ao serviço dos outros, são uma forma de alertar todos os cristãos – particularmente os que, pertencendo à Acção Católica, têm como base da sua acção apostólica o Ver, Julgar e Agir – que é possível, em qualquer idade e circunstância e mesmo no meio de um mundo que ignora ou esqueceu os valores cristãos, lançar sementes de confiança e de esperança.

 

A Direcção Nacional da ACI

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top