Encontro Internacional da associação dos cooperadores marianos

De 18 a 21 de Maio, está a decorrer, no Santuário de Lichén, na Polónia, o XI Encontro Internacional da Associação dos Cooperadores da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição.

Tem como tema “A ajuda aos Irmãos defuntos”,  um dos elementos da Carisma dos Marianos. O primeiro dia foi de estudo e de reflexão, tendo havido 3 conferências. Duas proferidas pelo Pe. João Kumala, MIC –  “Ver a partir da eternidade. A dimensão escatológica da vida cristã segundo o Beato Jorge Matulevicz (Renovador dos Marianos)” e “Inspirações Marianas que motivam o auxílio aos fiéis defuntos” – e outra proferida pelo Pe. Adalberto Skóra, MIC – “Como auxiliar as pobres almas do Purgatório no Beato Estanislau Papczynski, Fundador dos Marianos”. Os dias seguintes foram para partilhar o que a Associação dos Cooperadores Marianos faz nos países onde actua, sob a orientação da Congregação dos Marianos: Polónia, Portugal, Estados Unidos, lituânia, Letónia, Inglaterra.

É de salientar o trabalho apostólico desenvolvido pela Associação nos Estados Unidos, onde trabalham 75 pessoas a tempo inteiro. A sua missão consiste sobretudo na divulgação da Mensagem da Misericórdia de Deus, segundo as revelações de Jesus a Santa Faustina, através da internet e de programas de televisão. Recentemente esta acção evangelizadora está a implementar-se sobretudo nas Filipinas, onde os Marianos acabam de abrir duas Comunidades, sendo uma delas junto de um Santuário interdiocesano, chamado “Monte da Misericórdia de Deus”, em Mindanao, criado pela Conferência dos Bispos das Filipinas. A abertura desta missão nas Filipinas, a convites de dois bispos, muito esperada pelo povo filipino, é um acto de acção de graças dos Marianos pela beatificação do seu Fundador, em 2007.

Na Eucaristia de encerramento deste Encontro internacional, será entregue a cruz missionária a um Casal de Cooperadores Marianos (da Polónia) que irá trabalhar para a missão de Mindanao, por dois anos.

O Santuário de Lichén de Nossa das Dores, onde se realizou este Encontro, em que participaram cerca de vinte delegados de todo o mundo, é segundo maior santuário da Polónia e pertence aos Padres Marianos. Os Marianos celebram este ano o Centenário da Renovação da Congregação.

A Associação dos Cooperadores Marianos em Portugal está representada neste Encontro pelo Pe. Jovanete Vieira e pelo Pe. Basileu Pires.

 

Pe. Basileu Pires

Partilhar:
Scroll to Top