O quarto mandamento do Decálogo – “Lembra-te do dia de Sábado para santificá-lo” – será o tema do encontro entre cristãos e judeus que começa esta Quinta-feira, no Vaticano.
A reunião, que se prolongará até Domingo, será conduzida por D. Marco Gnavi, director do Gabinete para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da diocese de Roma. A agenda inclui uma mesa redonda com a participação do Rabino-Chefe Riccardo Di Segni e do bispo D. Vincenzo Paglia.
O encontro, que antecede em três dias a visita de Bento XVI à sinagoga de Roma, integra-se num itinerário que, desde 2005, reflecte sobre o Decálogo.
Para D. Benedetto Tuzia, presidente da Comissão Diocesana para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso, o objectivo da iniciativa é “encontrar um terreno comum entre cristãos e judeus através da ética dos mandamentos, onde o homem encontra a sua liberdade”.
“Para nós – acrescentou o prelado – será a oportunidade de reiterar o desejo da Igreja italiana de encontrar a comunidade judaica, detendo-nos em primeiro lugar nesta forte raiz comum que são as Escrituras dos mandamentos.”
Com Rádio Vaticano