Coordenador do Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica destaca «sentido de corresponsabilidade», nas colocações dos docentes
Lisboa, 27 jul 2023 (Ecclesia) – O coordenador do Departamento da Educação Moral e Religiosa Católica afirmou hoje que a vinculação de 106 professores de EMRC é motivo de “alegria para os que veem a sua vida mais estabilizada”.
“Esta vinculação é motivo de alegria para todos. É a oportunidade de ver concretizado um desejo num grupo de docentes que foi dedicando a sua vida com alegria e com esforço, convencidos da importância do seu trabalho em meio escolar”, sustenta António Cordeiro.
Para o coordenador da disciplina no Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC), os mais de 100 vinculados, quer no Concurso Externo quer no Concurso Externo de Vinculação dinâmica, são um sinal “da importância da EMRC para o crescimento das crianças, adolescentes e jovens”.
“Penso que este concurso mostra, por um lado, a importância do professor de EMRC junto da comunidade escolar e, por outro, é um reconhecimento de alguém que na escola valoriza e põe como prioridade a Pessoa tendo sempre a preocupação de educar para verdade, a cooperação e o acolhimento, tão importante nos dias de hoje onde temos tanta gente a chegar às comunidades, com um olhar atento também às preocupações dos colegas”, desenvolve, em declarações enviadas à Agência ECCLESIA pelo portal Educris, do SNEC.
Numa altura em que o país se debate com uma autêntica crise, pela falta de professores, António Cordeiro sustenta que a solução encontrada pela tutela significa “o reconhecimento dos profissionais da educação” através “da criação dos mecanismos próprios” que ajudam a gerar “uma vida estabilizada” e a “sair de uma precariedade de anos”.
O responsável lembra que a “vinculação não é uma meta” e desafia os docentes à “corresponsabilidade” que nasce “da possibilidade de uma planificação pensada a médio e longo prazos”.
OC