EMRC: Semana Nacional assinala importância da «mensagem cristã» na vida escolar e comunitária

«A alegria de estar conTigo» é o tema escolhido

Lisboa, 18 mar 2015 (Ecclesia) – Fátima Lopes, docente de Educação Moral e Religiosa Católica, explica que a semana nacional desta disciplina pretende frisar a “sua importância” na vida da comunidade escolar e dar visibilidade aos valores e à mensagem da alegria do Papa.

“A disciplina deve ter uma presença cristã, de testemunho de Jesus Cristo, ou seja, de valores que infelizmente estão muito diluídos na sociedade. O tema ‘A Alegria do encontro contigo’ sublinha e dá continuidade ao trabalho de dar a conhecer o Papa Francisco e continuamos nesta reflexão de divulgar as suas palavras”, revela à Agência ECCLESIA.

Adocente comenta que o Papa Francisco cativa os jovens e adolescentes pela sua “simplicidade”, algo que é “preciso” tanto na sociedade como comunidade escolar.

“Não uma luta pelo poder mas pela humildade, simplicidade, estar no meio dos outros vivendo nesta alegria de estar com os outros”, observa Fátima Lopes, que neste contexto destaca a exortação apostólica do Papa Francisco – ‘A Alegria do Evangelho’.

“Uma proposta de viver não a alegria por alegria, artificial, exterior, mas que o Evangelho seja vivido na alegria de acreditar que Jesus nos ama e nos traz a felicidade”, acrescentou.

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) é opcional e a Semana Nacional pretende dar-lhe “visibilidade”.

Fátima Lopes adianta que o objetivo desta semana mais do que “fazer crescer a disciplina, as percentagens” é que a mensagem cristã é uma “mais-valia para a felicidade dos alunos” e por isso foram preparados e disponibilizados diversos conteúdos, desde jogos de tabuleiro, material informático ou histórias construtivas, entre outros.

Segundo a professora, a disciplina tem um “contributo específico” na vida dos alunos, para além da sua vida escolar, mesmo que “não seja visível nos 12 anos de lecionação”.

“Há sempre a marca que fica e faz referência mesmo remando contra a maré e os contravalores da sociedade”, acrescenta, recordando, em 27 anos de ensino, o caso específico de uma antiga aluna, grávida e mãe solteira, que lhe disse que “nunca mais se esqueceu do que ensinaram na aula de EMRC” sobre o aborto.

A Semana Nacional de EMRC 2015, que decorre até sexta-feira, tem como tema ‘A alegria de estar conTigo’ e centra-se no trabalho realizado por professores e milhares de alunos que escolhem a disciplina no sistema educativo português, desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

PR/CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR