Fórum junta em Fátima responsáveis e docentes de Educação Moral e Religiosa Católica, estreando plataforma virtual de formação
Lisboa, 27 Jan (Ecclesia) – Professores e responsáveis pela disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) reúnem-se em Fátima, entre 28 e 30 de Janeiro, para um «fórum» que estreia uma plataforma virtual de formação.
A iniciativa do Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) é subordinada ao tema «Pelos seus actos os reconhecereis – a proposta cristã na Escola».
Dimas Pedrinho, director do departamento de EMRC do SNEC, refere à ECCLESIA que esta é “uma temática abrangente, global, que procura reforçar nos professores a ideia de que a sua presença na escola transporta uma proposta muito concreta”.
“As pessoas esperam que o professor actue em coerência com aquilo que entendem que ele é, ou seja, um cristão, um membro da Igreja”, precisa.
A “identidade” própria dos docentes de EMRC vai estar no centro dos debates, neste fórum, que se estende a problemáticas como a pobreza ou a sexualidade.
“Entendemos que os nossos professores gostam de estar a par do que vai acontecendo, o que constitui a ordem do dia”, assinala o director do departamento de EMRC do SNEC.
A formação creditada de docentes de EMRC prevê várias conferências, entre as quais «O papel de EMRC no contexto de uma Igreja que se repensa», pelo padre António Vaz Pinto (jesuíta); «O professor de EMRC: para a definição de um perfil humano e profissional», por D. António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro; a «Competência científica e competência educativa do professor de EMRC», por Dimas Pedrinho e «A fractura social: pobreza e as opções da Igreja», pelo padre Miguel Yañez (sacerdote jesuíta), da Universidade Gregoriana, Roma.
A nova plataforma virtual vai permitir visionar os vídeos das conferências do Fórum em «full HD», elaborar e responder online a inquéritos a respeito das conferências e trocar impressões, dúvidas e questões com os moderadores do Fórum online numa comunidade virtual.
Nesta primeira formação online, o SNEC vai disponibilizar 100 vagas para docentes, aumentando assim o número de possíveis inscritos para os 400 professores.
Entretanto, o Secretariado Nacional anunciou a realização da «Semana da EMRC 2011», que se vai realizar de 3 a 9 de Abril, procurando “dar uma maior visibilidade à disciplina em contexto escolar”.
PTE/OC