Iniciativa teve início a 9 de março e reflete «o compromisso contínuo das dioceses em fortalecer e aprimorar a qualidade do ensino da EMRC»
Guarda, 14 mar 2024 (Ecclesia) – Os secretariados das dioceses da Guarda, Bragança e Viseu estão a promover uma ação de formação, que termina no dia 20 de abril, direcionada aos professores de Educação Moral e Religiosa Católica EMRC), sobre “Práticas de avaliação em EMRC”.
“A redefinição do Currículo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, decorrente do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da definição de Aprendizagens Essenciais, veio a recolocar no cerne da reflexão pedagógica e das preocupações educativas a reapropriação de conceitos, modalidades, natureza e finalidades das práticas avaliativas dos alunos”, informa uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
A iniciativa teve início no dia 9 de março, na Escola Secundária de Trancoso, na diocese da Guarda, e conta com a participação de 30 formandos oriundos das três dioceses.
De acordo com a informação veiculada, a ação “destina-se a enriquecer os docentes, na conceção, construção e operacionalização de metodologias, técnicas, instrumentos, recursos e produtos relacionados com as práticas de avaliação em geral, especificamente de EMRC”.
A formação, que tem a colaboração e orientação do professor António Oliveira, da diocese do Porto, “reflete o compromisso contínuo das dioceses em fortalecer e aprimorar a qualidade do ensino da EMRC nas diferentes realidades educativas”.
Métodos e técnicas de avaliação, estratégias de feedback e adaptação de práticas avaliativas às necessidades individuais dos alunos são alguns dos pontos abordados na iniciativa, que é realizada em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) – Guarda 1.
A ação, informa a nota dos responsáveis da disciplina, vai ajudar a refletir sobre o “contributo da EMRC para a aquisição das competências previstas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória; os elementos normativos e teórico-práticos para a compreensão do constructo de ‘avaliação’ e os princípios de didática específica de EMRC concernentes à avaliação”.
Além destes, também as inferências e implicações teórico-práticas sobre a natureza e as finalidades e modalidades da avaliação em EMRC vão ser visadas na formação.
“Esta parceria reforça ainda mais o compromisso das dioceses em promover a colaboração e a partilha de experiências pedagógicas significativas que valorizam a importância da disciplina de EMRC na prossecução da missão e dos valores subjacentes em cada projeto educativo”, destaca ainda a nota.
A formação resultou do esforço dos secretariados de EMRC das três dioceses, imbuídos pelo espírito sinodal.
LJ