Trabalhos vão decorrer entre os dias 8 e 10 de maio, em Fátima
Lisboa,08 mai 2015 (Ecclesia) – O Centro Paulo VI, em Fátima, acolhe entre hoje e domingo professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) de todo o país para a edição 2015 do fórum de formação da disciplina.
Este ano, e após as alterações sentidas pelos professores, quer no Concurso Nacional de professores, quer no Programa de EMRC, vão ser apresentados os novos manuais que completam "a oferta de recursos para os docentes".
“Os novos manuais foram elaborados por equipas de professores de EMRC de todo o país e constituem-se como instrumentos válidos para a lecionação porquanto respeitam as Metas Curriculares e as linhas programáticas do Programa de EMRC, edição 2014”, explica o setor da comunicação do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os responsáveis revelam que o tema «Unidos a Deus, ouvimos um Clamor” (Evangelii Gaudium, 187-192) A Alegria da Missão na Escola» vai procurar aos professores "a inquietação pelos mais pobres" seguindo as linhas que o Departamento do Ensino Religioso Escolar tem apresentado nas suas atividades ao longo do ano letivo.
O Fórum EMRC 2015 começa com o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. Manuel Pelino, e a intervenção “O docente de EMRC e o ‘novo discurso sobre a credibilidade’” do Evangelho (EG, 132) do presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda.
Do programa destaca-se ainda a intervenção do presidente do tribunal de Contas, Guilherme de Oliveira Martins; a reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Maria da Glória Garcia; a diretora da Formação Humana no Colégio São João de Brito, Rosário Farmhouse; o diretor da Faculdade de Teologia da UCP, João Lourenço.
Existem também diversos ateliês, formação não creditada, como “artes da comunicação e educação”; “Caminhos na formação: visitas de estudo e peregrinações!; “EMRC e o mundo digital”.
O SNEC destaca que a participação no Fórum EMRC2015 pode ser valorizada para “efeitos de formação contínua” dos professores e solicitámos à UCP, a entidade responsável pela formação contínua, a atribuição de 1,5 créditos.
O comunicado informa ainda que ao longo dos três dias de formação, no Centro Paulo VI, em Fátima, vai ser usada a hashtag #Forumemrc2015 nas redes sociais.
CB/OC