Lisboa, 17 mar 2015 (Ecclesia) – O Interescolas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Diocese de Portalegre- Castelo Branco vai realizar-se hoje em Alcains, com a presença do bispo e mais de 700 alunos, à volta do tema ‘Alegria na Missão’.
"Alegria, convívio, formação e encontro" são os objetivos para o encontro dos alunos de EMRC revela o responsável do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE) de Portalegre-Castelo Branco.
Ao sítio online Educris, Manuel Esteves explica que estão marcadas “diversas atividades” para a quinta edição do interescolas e esperados mais de “700 alunos” de toda a diocese de Portalegre-Castelo Branco.
O tema "Ser Testemunho de Alegria" serve de base para os workshops temáticos, com cerca de 30 minutos, que vão ser animados por Fernando Moita, diretor do Departamento do Ensino Religioso Escolar (SDERE), no Secretariado Nacional de Educação Cristã, Anabela Tomé, do movimento Folocares, e Paula André, uma consagrada.
O encontro em Alcains, Castelo Branco, vai ter ainda uma tenda de oração ao “ritmo de Taizé” e para o encerramento está confirmada a presença do bispo de Portalegre-Castelo branco, D. Antonino Dias.
Segundo o responsável do SDEIE, o primeiro interescolas foi criado para promover o “encontro e as diferentes experiências” de ensino da diocese e tornaram-se "potenciadores da disciplina” de EMRC em locais onde as inscrições “eram mais reduzidas".
Neste contexto, Manuel Esteves destaca que a adesão a estes eventos “é assinalável" e procura-se suprir distâncias "variando, todos os anos o local do encontro" tendo em conta " a extensão da própria diocese".
Desde segunda-feira, dia 16, e até esta sexta-feira, celebra-se em Portugal a Semana Nacional de Educação Moral e Religiosa Católica e o tema ‘A Alegria de estar ConTigo’ convida à proximidade dos «abandonados e excluídos» na escola.
CB