Iniciativa deste ano teve como tema «Jesus, um tesouro a descobrir»
Fátima, Santarém, 23 mai 2014 (Ecclesia) – Mais de 3 mil alunos e 300 professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), de 15 dioceses de Portugal, acorreram hoje a Fátima para participar no 14.º encontro Interescolas do 1º ciclo do ensino básico.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, a professora Maria de Fátima Nunes, da equipa organizadora do Interescolas, destaca o número elevado de participantes na iniciativa deste ano, em linha com o “crescendo que a disciplina está a ter” nas escolas.
Sublinha ainda a importância do evento para levar a proposta de EMRC para “fora” da sala de aula e, ao mesmo tempo, “abrir os horizontes” dos mais novos, proporcionando-lhes um dia de convívio com “mais colegas, das mesmas idades”, que partilham “a mesma fé”.
O tema escolhido para a atividade deste ano foi “Jesus, um tesouro a descobrir” – o principal objetivo foi apresentar aos alunos “Jesus como modelo de vida” e a educação cristã como peça fundamental na formação integral da pessoa.
Através da transmissão aos mais pequenos de valores como “a alegria, o amor, a justiça, o perdão”, a disciplina de EMRC procura incutir na sociedade, nas novas gerações, que Jesus Cristo pode “de facto” levar as pessoas “muito mais longe”, a serem “verdadeiramente felizes”, salienta a professora Maria de Fátima Nunes.
O ponto alto do Interescolas em Fátima foi a celebração eucaristia na Basílica da Trindade, presidida por D. Manuel Pelino, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.
A atividade incluiu também dois momentos de animação cultural, no Centro Pastoral Paulo VI, a cargo do grupo de teatro “Espelho Mágico”.
HM/JCP