Secretariado Nacional de Educação Cristã procura aproximar-se dos docentes de todo o país
Lisboa, 28 Jan (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Educação Cristã (SNEC) disponibiliza pela primeira vez uma “plataforma virtual de formação” para os docentes de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC).
A nova funcionalidade estreia-se no Fórum de Educação Moral e Religiosa Católica, que decorre entre hoje e Domingo, em Fátima, subordinado ao tema «Pelos seus actos os reconhecereis – a proposta cristã na Escola».
Segundo nota publicada no site EMRCdigital.com, “esta nova forma de formação vai permitir aos docentes que não estejam fisicamente presentes nos trabalhos de Fátima, a formação em contexto virtual”.
A formação creditada de docentes de EMRC prevê várias conferências, entre as quais «O papel de EMRC no contexto de uma Igreja que se repensa», pelo padre António Vaz Pinto (jesuíta); «O professor de EMRC: para a definição de um perfil humano e profissional», por D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro; a «Competência científica e competência educativa do professor de EMRC», por Dimas Pedrinho, SNEC, e «A fractura social: pobreza e as opções da Igreja», pelo padre Miguel Yañez (sacerdote jesuíta), da Universidade Gregoriana, Roma.
A nova plataforma virtual permite “visionar os vídeos das conferências do Fórum em «full HD», elaborar e responder online a inquéritos a respeito das conferências e trocar impressões, dúvidas e questões com os moderadores do Fórum online numa comunidade virtual”.
Nesta primeira formação online, o SNEC vai disponibilizar 100 vagas para docentes, aumentando assim o número de possíveis inscritos para os 400 professores.
OC