Coimbra recebeu encontro de alunos do Ensino Secundário, com a presença dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude
Coimbra, 24 abr 2023 (Ecclesia) – O presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 participou no XI Encontro Nacional da EMRC para os alunos do Ensino Secundário (XI ENES), em Coimbra, com a presença dos símbolos da JMJ.
“Este é um momento simbólico importante, naquilo que é o desafio que o Papa nos faz de fazer chegar o convite a todos e de os jovens serem os protagonistas do convite”, disse D. Américo Aguiar ao portal EDUCRIS, do Secretariado Nacional da Educação Cristã.
O XI ENES decorreu entre sexta-feira e sábado, reunindo 2500 alunos, acompanhados por 250 professores.
Para o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, a presença da Cruz Peregrina e do ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada, quis “replicar o convite”, a 100 dias da iniciativa que espera reunir mais de um milhão de jovens de todo o mundo.
“Os símbolos tocam e creio que estes jovens, com a coragem de se inscrever nas aulas de EMRC, farão chegar o convite mais longe para que todos se sintam convidados”, destacou o bispo auxiliar de Lisboa.
Reafirmando a peregrinação dos símbolos da JMJ como “uma experiência única, em todos os locais”, D. Américo Aguiar destacou a importância da “entrada em contexto escolar”, por informação da Direção Geral da Educação, de 10 de março de 2022.
“Não podemos deixar de sublinhar a importância da nossa entrada na escola, seja pela EMRC seja pela presença das comunidades e dos professores. Os símbolos nas diversas escolas tem sido uma experiência irrepetível”, desenvolveu.
Aos jovens, e no início da noite, D. Américo Aguiar deixou o desafio à “procura da vocação de cada um”.
“Hoje temos um problema. Há uns anos, quando perguntávamos aos jovens o que queriam ser eles tinham na ponta da língua a resposta. Hoje aos 18, 20 ou mesmo 30 anos, os jovens têm dificuldades em saber o que querem ser. O que o Papa nos lembra é que Deus tem um projeto de vida para todos. Temos de criar condições para descobrir esse sonho, para lutar por esse sonho e fazê-lo com muita poesia. Estes jovens precisam ter coragem de sonhar, lutar pelos sonhos e concretizarem as suas vidas”, destacou o presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023.
Subordinado ao tema ‘Levanta-te vai e Cuida’, o XI ENES contou com a participação de estudantes e docentes de 78 instituições de ensino de todo o país, numa iniciativa que pretendeu ajudar os mais novos “conhecer e envolver-se num conjunto de dinâmicas e ações” com vista à tomada “consciente de opções de vida”.
“O tema deste ano é antes de mais, um desafio e uma proposta. Queremos ajudar os nossos alunos a ‘cuidar de si’, abri-los à dimensão do ‘cuidar do outro’ e do ‘cuidado do mundo’”, explicou ao EDUCRIS o professor Sérgio Martins, da equipa nacional da EMRC.
OC