Peniche, 12 abr 2023 (Ecclesia) – A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Escola Secundária de Peniche promover uma peregrinação a Fátima a pé, com cerca de 45 jovens, entre hoje e 15 de abril.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a XXXVI peregrinação conta com cerca de 45 jovens, alunos e antigos alunos de EMRC, que vão caminhar sob o tema «Com Maria, levanta-te e parte (apressadamente)», preparando-se também para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, no próximo mês de agosto, entre 1 a 6.
Segundo o programa, desta “feliz e fecunda tradição” da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, que acontece desde 1985, os dois primeiros dias, 12 e 13, são destinados à caminhada e os dias 14 e 15, já na Cova da Iria, será um tempo de descanso e de maior aprofundamento da Mensagem de Fátima.
Esta peregrinação, na sua 36ª edição, é um dos “momentos mais marcantes” para quem passa pela Escola Secundária de Peniche, principalmente para os alunos da Disciplina de EMRC.
“É vivida intensamente, com sorrisos, lágrimas, sofrimento, alegria, partilha, testemunhos, uma verdadeira montanha-russa de emoções, conseguindo até mesmo fazer Milagres nas vidas e nos corações de cada peregrino”, completa a nota.
A lei prevê a oferta obrigatória da disciplina curricular de Educação Moral e Religiosa Católica do Ensino Básico ao Secundário, e também dos cursos profissionais desde que passou a integrar as suas matrizes no ano letivo 2019/2020 (Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho).
A Concordata assinada em 2004 entre Portugal e a Santa Sé consagra a existência da disciplina de EMRC, sendo os professores propostos pelos bispos, nomeados pelo Estado e pagos pela tutela; é uma componente do currículo nacional, de oferta obrigatória por parte dos estabelecimentos de ensino e de frequência facultativa.
LFS/CB