EMRC: Equipa nacional e responsáveis diocesanos da disciplina avaliam ano letivo 2016/2017

Iniciativa decorre até este sábado, em Fátima

Fátima, 07 jul 2017 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional de Educação Cristã promove entre hoje e amanhã uma reunião com os responsáveis da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) para avaliação e balanço do ano letivo 2016/2017.

“Vamos reunir a equipa nacional de apoio à disciplina para fazer um balanço do ano letivo que termina e projetarmos, em conjunto, as diversas atividades do próximo ano”, explicou o coordenador nacional de EMRC sobre a reunião em Fátima.

Em declarações ao portal ‘Educris’, do Secretariado Nacional da Educação Cristã da Igreja Católica em Portugal, o professor Fernando Moita adianta que este sábado vão reunir-se com os secretariados diocesanos para “escutar o muito” que foi realizado ao longo do ano e ajudarem, também, “a projetar o próximo ano a nível nacional”.

Em relação ao próximo ano escolar 2017-2018, o coordenador nacional de EMRC referiu que o oitavo encontro da disciplina para o ensino secundário vai realizar-se a 13 e 14 de abril de 2018, “numa diocese do centro do país”, e o 13.º Encontro Interescolas do 1º ciclo nos dias 25 de maio, no Santuário de Fátima.

Neste contexto, Fernando Moita destaca que as duas atividades no ano letivo que agora termina “reuniram, no total, mais de seis mil alunos e professores”.

Como novidade realça as duas formações – Carcavelos e Porto – onde estiveram cerca de “quinhentos professores” presencial e mais de duas mil e quinhentas pessoas assistiram pela internet às várias conferências.

No próximo ano letivo, o coordenador nacional da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica pretende realizar “cerca de sete formações” para “reunir e formar o maior numero possível de docentes”.

Ao Educris, Fernando Moita afirmou que a experiência foi “muito positiva” mas é preciso “ir mais longe” com “encontros interdiocesanos” e que os professores refletiam a lecionação da disciplina no 1.º ciclo e no secundário “procurando refletir experiências, partilha de boas práticas e formação mais conceptual”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top